ANP confirma oferta de 5 blocos para leilão do pré-sal em 13 dezembro

Publicado em 18/10/2023 11:31

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Brasil ofertará cinco blocos exploratórios de petróleo e gás natural no pré-sal em leilão sob regime de partilha de produção marcado para 13 de dezembro, informou nesta quarta-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Serão oferecidos os blocos Cruzeiro do Sul, Esmeralda, Jade e Tupinambá, na Bacia de Santos, e Turmalina, na Bacia de Campos, conforme publicação no Diário Oficial da União nesta quarta-feira.

Esses cinco blocos receberam declaração de interesse de empresas inscritas no 2º Ciclo da Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP), até 6 de outubro, prazo estabelecido no cronograma.

Dos blocos apresentados anteriormente pela autarquia, apenas o Ágata não despertou interesse de petroleiras e foi excluído da programação.

Até o momento, foram qualificadas seis empresas para participar do leilão: Petronas, BP, Chevron, QatarEnergy, Shell e TotalEnergies. Nesse leilão sob modelo de partilha, a qualificação é realizada antes da sessão pública e somente as empresas qualificadas poderão apresentar ofertas.

O certame foi marcado a partir do modelo de concorrência de Oferta Permanente, cujo cronograma é definido depois que empresas manifestam interesse em áreas que estão em constante oferta pela autarquia.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com ameaça de Trump de impor sanções aos parceiros do Irã
Petróleo fecha com alta de mais de 2% após Trump ameaçar países que apoiam o Irã
Petróleo fecha perto de máxima de quatro semanas com agravamento de crise no Oriente Médio
Petrobras vê boas indicações para óleo encontrado na Foz do Amazonas, diz diretora
Petróleo fecha com alta de mais de US$2 com impasse na guerra no Irã
Petróleo sobe mais de US$1 por ataques a petroleiros e tensões no Oriente Médio