Petróleo fecha em alta de 1% com preocupações persistentes sobre Oriente Médio

Publicado em 19/10/2023 18:03

Por Laura Sanicola

(Reuters) - Os preços do petróleo subiram nesta quinta-feira, enquanto os operadores permaneciam nervosos com a possibilidade de a campanha militar de Israel em Gaza crescer e se transformar em um conflito regional mais amplo.

Os contratos futuros do petróleo Brent para dezembro fecharam em alta de 1%, ou 0,88 dólar, a 92,38 dólares o barril, enquanto os futuros do petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA para novembro, que expiram na sexta-feira, fecharam em alta de 1,05 dólar, ou 1,2%, a 89,37 dólares por barril. Nas mínimas da sessão, ambos os contratos de referência caíram mais de 1 dólar por barril.

O ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant, disse às tropas reunidas na fronteira de Gaza que em breve veriam o enclave palestino “por dentro”, sugerindo que uma esperada invasão terrestre com o objetivo de aniquilar o Hamas poderia está próxima.

Os caminhões de ajuda egípcios aproximaram-se da única passagem para Gaza não controlada por Israel, mas ainda não tinham passado, apesar de um pedido do presidente dos EUA, Joe Biden, para permitir a ajuda.

"Ainda estamos muito em fluxo e o potencial de escalada, especialmente no mundo árabe, é um problema", disse John Kilduff, sócio da Again Capital LLC em Nova York.

(Reportagem adicional de Katya Golubkova em Tóquio e Emily Chow)

((Tradução Redação Rio de Janeiro))

REUTERS MN PF

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe com tensão no Oriente Médio
Petróleo tem leve alta com previsões de forte demanda global
Opep mantém previsão de aumento da demanda de petróleo para 2024, mas reduz visão do 1º tri
Petroreconcavo tem alta de 1% na produção em maio
Petróleo sobe 3% para máxima de uma semana com expectativa de maior demanda