Diesel sobe levemente em novembro, apesar de recuo na 2ª metade do mês, diz Ticket Log

Publicado em 01/12/2023 09:48 e atualizado em 01/12/2023 10:42

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O preço médio do diesel nos postos do Brasil subiu levemente em novembro ante o mês anterior, se mantendo acima de 6 reais o litro, apesar de um recuo registrado ao longo da segunda quinzena deste mês, apontaram dados do Índice de Preços Edenred Ticket Log (IPTL) nesta sexta.

O preço médio do diesel S-10, o tipo mais consumido no Brasil, subiu 0,16% em novembro nas bombas, versus outubro, para 6,36 reais o litro, segundo o levantamento feito com base nos abastecimentos realizados em 21 mil postos credenciados da Edenred Ticket Log.

O tipo comum, por sua vez, subiu 0,65% na mesma comparação, para 6,19 reais o litro.

"No comparativo com a primeira quinzena de novembro, o diesel comum registrou uma queda de 0,32%, enquanto o tipo S-10 teve redução de 0,62%", disse o diretor-geral de Mobilidade da Edenred Brasil, Douglas Pina.

"Apesar da queda registrada no período, ambos continuam com um preço médio acima de 6 reais, marca atingida em setembro de 2023 e mantida até o momento."

Todas as regiões do país passaram por uma redução nos preços dos dois tipos de diesel no comparativo com a primeira quinzena do mês, variando entre 0,29% e 0,78% para o diesel comum e de 0,44% a 0,91% para o diesel S-10.

O Norte apresenta o valor mais elevado para ambos, atingindo 6,77 reais o litro no diesel comum e 6,76 reais no S-10, enquanto o Sul se destaca pelos preços mais baixos: 5,96 reais no diesel comum e 6,09 reais no S-10.

"Na análise das regiões, observa-se que o diesel S-10 é cerca de 10% mais econômico no Sul do que no Norte, enquanto o tipo comum tem uma diferença de, aproximadamente, 12%, sendo também mais acessível no Sul em comparação com o Norte", disse Pina.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Casa Branca diz que preços do petróleo cairão quando objetivos de segurança nacional forem alcançados no Irã
Altas no diesel são injustificáveis, abusivas e colocam agronegócio brasileiro sob mais um alerta
Petróleo cai após previsão de Trump sobre fim da guerra no Oriente Médio
EUA consideram vender petróleo da reserva estratégica, diz secretário de Energia
Preços do petróleo saltam 7% com guerra do Irã e atingem máxima desde 2022
EUA avaliam flexibilizar sanções contra petróleo russo para amenizar aumento do preço global, dizem fontes