Produção de petróleo do Brasil recua com paradas no pré-sal; Petrobras vê baixa de 11% em óleo e gás
Por Roberto Samora
SÃO PAULO (Reuters) - A produção de petróleo do Brasil em outubro somou 3,268 milhões de barris por dia em média, redução de 5,8% na comparação com setembro e de 7,8% em relação ao mesmo mês de 2023, informou nesta terça-feira a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
"A principal causa para a queda na produção foram paradas programadas em plataformas dos campos de Búzios e de Tupi", os dois maiores do Brasil, afirmou a ANP em nota.
Houve duas paradas programadas superiores a 15 dias em dois FPSOs de Búzios, controlado majoritariamente pela Petrobras, que viu sua produção de petróleo e gás em outubro em todos os campos cair mais de 11%, segundo dados da ANP.
A agência também citou paradas menores em Tupi, operado pela petroleira brasileira, tendo a Shell e a Galp como sócias.
A produção total em Tupi somou 1,016 milhão de barris de óleo equivalente ao dia (boed), versus 1,086 milhão de boed no mesmo mês do ano passado.
Já em Búzios o total produzido caiu para 711 mil boed, ante 800 mil boed em outubro de 2023, segundo a ANP.
A produção total da Petrobras recuou para 2,585 milhões de boed, versus 2,91 milhões de boed no mesmo mês do ano passado, queda de 11,2%.
O volume de outubro, divulgado pela ANP, ficou bem abaixo da meta da companhia para o ano.
A Petrobras projeta produzir 2,8 milhões de boed de petróleo e gás natural em 2024, podendo variar 4% para cima ou para baixo.
A produção da Shell, segunda produtora no Brasil, passou para 483 mil boed, ante 494 mil boed no mesmo mês do ano passado.
GÁS E PRÉ-SAL
Já a produção de gás natural do Brasil somou 158,86 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d) em outubro, queda de 6,5% frente a setembro e aumento de 4,2% na comparação com outubro de 2023.
A produção do pré-sal, que correspondeu a 78,4% do total produzido no Brasil, somou 2,6 milhões de barris petróleo e 118,8 milhões de m³/d de gás natural, totalizando 3,35 milhões de barris de óleo equivalente ao dia (boed), com queda de 9,1% ante setembro e de 2,7% na comparação com o mesmo período de 2023.
(Por Roberto Samora)
0 comentário
Petróleo atinge mínima de uma semana com incertezas sobre tarifas de Trump
Petróleo cai conforme plano de Trump para aumentar produção de petróleo dos EUA toma forma
Petróleo cai enquanto mercado aguarda ordens executivas de Trump sobre energia
Petrobras eleva produção de gasolina e diesel para recordes em 2024
Petróleo deve atingir quarta semana de ganhos enquanto investidores avaliam impacto das sanções dos EUA
Petróleo cai com expectativa de suspensão de ataques a navios por milícia Houthi