Petróleo cai com Trump pedindo que Opep reduza preços

Publicado em 23/01/2025 18:05

Por Nicole Jao

NOVA YORK (Reuters) - O petróleo caiu 1% nesta quinta-feira depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pediu à Arábia Saudita e à Opep que reduzissem seu custo durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial.

A incerteza sobre como as tarifas e as políticas energéticas propostas por Trump afetariam o crescimento econômico global e a demanda por energia também pesou sobre os preços.

Os contratos futuros do petróleo Brent caíram 0,71 centavos, ou 0,9%, a 78,29 dólares por barril. O petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA caiu 0,82 dólar, ou 1,09%, a 74,62 dólares.

Os preços caíram depois que Trump anunciou que pediria à Arábia Saudita e à Opep que reduzissem o custo do petróleo durante seu discurso no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

"O pedido de Trump para baixar os preços do petróleo será naturalmente bem recebido pelos consumidores e pelas empresas, mas será recebido com cautela pelo setor de petróleo dos EUA e por outros fornecedores globais", disse Clay Seigle, membro sênior de segurança energética do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais.

O setor de energia vem pedindo mais investimentos em projetos globais de petróleo e gás, mas a queda nos preços do petróleo pode gerar preocupações sobre a economia de novos projetos, acrescentou.

Os estoques de petróleo bruto dos EUA caíram para seu nível mais baixo desde março de 2022 na semana passada, mesmo com a desaceleração da atividade de refino, informou a Administração de Informações sobre Energia (AIE) nesta quinta-feira. Mas a redução foi menor do que os analistas esperavam. Os estoques de derivados também diminuíram, enquanto os estoques de gasolina aumentaram, disse a AIE.

As implicações econômicas mais amplas das tarifas dos EUA podem prejudicar ainda mais o crescimento da demanda global de petróleo, disse Priyanka Sachdeva, analista sênior de mercado da corretora Phillip Nova.

Trump disse que acrescentaria novas tarifas à sua ameaça de sanções contra a Rússia se o país não fizer um acordo para acabar com sua guerra na Ucrânia.

(Reportagem de Nicole Jao, Paul Carsten, Emily Chow e Trixie Yap)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai 1% para mínimas de quatro meses com negociações entre EUA e Irã
Produção de petróleo do Brasil sobe 16,9% em maio para 4,3 mi barris/dia, diz ANP
Petróleo entrou em novo patamar de US$75, mesmo sob incertezas da guerra, diz CEO da Petrobras
Queda no preço do petróleo alivia pressão sobre BCE para agir, afirma membro do banco
Recuo surpreendentemente rápido do preço do petróleo diminui urgência de ação do BCE, segundo fontes
Petróleo cai mais de 3% com alívio nas preocupações sobre oferta no Estreito de Ormuz