Petróleo atinge mínima de 2 semanas com chinesa DeepSeek alimentando temores de demanda

Publicado em 27/01/2025 18:33

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo caíram cerca de 2%, atingindo uma mínima de duas semanas nesta segunda-feira, com as notícias sobre o aumento do interesse no modelo de inteligência artificial (IA) de baixo custo da startup chinesa DeepSeek, o que gerou preocupações sobre a demanda de energia para alimentar os data centers.

Antes da notícia sobre a DeepSeek, o petróleo já estava sendo negociado em queda devido aos fracos dados econômicos da China e às preocupações de que as tarifas propostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pudessem pressionar ainda mais o crescimento econômico e a demanda por energia.

Os contratos futuros do Brent caíram 1,42 dólar, ou 1,8%, para fechar em 77,08 dólares por barril, enquanto o petróleo West Texas Intermediate (WTI) dos EUA fechou com queda de 1,49 dólar, ou 2%, a 73,17 dólares.

O Brent fechou em seu valor mais baixo desde 9 de janeiro e o WTI em seu valor mais baixo desde 2 de janeiro.

O assistente de IA da startup chinesa DeepSeek ultrapassou o rival americano ChatGPT e se tornou o aplicativo gratuito mais bem avaliado disponível na App Store da Apple nos EUA. Isso alimentou dúvidas entre os investidores que investiram dinheiro em empresas de energia dos EUA na esperança de que a IA impulsionasse a demanda por energia para alimentar os data centers.

"O modelo DeepSeek é (supostamente) mais eficiente em termos de energia e capital, o que questiona as projeções significativas de demanda elétrica para os EUA", disseram analistas do banco de investimentos Jefferies em um relatório, observando que a IA representa cerca de 75% das previsões gerais de demanda dos EUA até 2030-2035 na maioria das projeções.

"Ainda é cedo para tirar conclusões sobre as perspectivas imediatamente após o DeepSeek, mas a alta de 20% (mais) no acumulado do ano nas empresas de energia parece exposta", disse Jefferies.

Em outras notícias da China, a segunda maior economia do mundo, atrás apenas dos EUA, os dados do setor manufatureiro foram mais fracos do que o esperado, acrescentando novas preocupações sobre a demanda de energia.

"As leituras fracas destacam a necessidade de mais esforços políticos para estabilizar o crescimento econômico", disseram os analistas do Citibank em um relatório.

(Reportagem de Scott DiSavino, Anna Hirtenstein e Robert Harvey; reportagem adicional de Florence Tan; edição de Marguerita Choy e David Gregorio)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

UE e G7 avaliam proibição de serviços marítimos para exportações de petróleo da Rússia e fim do teto de preços
Petróleo sobe com expectativas de corte na taxa de juros do Fed
Petróleo sobe após EUA e Rússia não chegarem a acordo para acabar com guerra na Ucrânia
Petróleo recua 1% com esperanças de paz entre Rússia e Ucrânia e temor de excesso de oferta
Produção mensal de petróleo no Brasil supera 4 mi barris/dia em média pela 1ª vez
Produção de petróleo no Brasil cresce 23,2% em outubro, diz ANP