Rússia impõe novas restrições aos portos de exportação de petróleo do Mar Negro

Publicado em 02/04/2025 07:48

MOSCOU, 2 de abril (Reuters) - A Rússia, o segundo maior exportador de petróleo do mundo, impôs restrições na quarta-feira a outra grande rota de exportação de petróleo, suspendendo uma atracação no porto de Novorossiisk, no Mar Negro, apenas um dia após restringir carregamentos de um importante oleoduto do Mar Cáspio.

A Rússia produz cerca de 9 milhões de barris de petróleo por dia, ou pouco menos de um décimo da produção global. Seus portos também transportam petróleo do vizinho Cazaquistão.

Monopólio russo de oleodutos Transneft (TRNF_p.MM), disse que suspendeu uma atracação no porto de Novorossiisk, no Mar Negro, por 90 dias após uma inspeção rápida feita por um órgão de fiscalização de transportes.

O Porto Comercial Marítimo de Novorossiisk (NCSP) é um dos maiores mercados de exportação da Rússia e o fechamento de um ancoradouro dificilmente afetará suas operações de forma significativa.

"Uma proibição temporária de operações foi imposta no berço de carregamento de petróleo 8. O NCSP recebeu ordens de eliminar todas as violações identificadas até 30 de junho de 2025", disse a Transneft.

Fontes da indústria disseram que o Berço 8 do terminal de Sheskharis movimenta navios-tanque de diesel com baixo teor de enxofre e um porte bruto de cerca de 7.000 toneladas métricas, transportando principalmente exportações para a Turquia e Geórgia.

Dados da LSEG e de fontes da indústria mostraram que o cais movimentou cerca de 100.000 toneladas de diesel entre janeiro e março.

Duas das três amarrações em um terminal próximo do Caspian Pipeline Consortium , no qual as grandes petrolíferas dos EUA Chevron (CVX.N), e Exxon Mobil (XOM.N), manter participações, foram fechadas na segunda-feira.

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse estar descontente com a Rússia e com o ritmo de progresso nas negociações de paz com a Ucrânia , e ameaçou impor tarifas secundárias aos compradores de petróleo russo.

Reportagem da Reuters, Edição de Mark Trevelyan

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo sobe 1% com tensão no Oriente Médio
Petróleo fecha quase estável com tensões entre Irã e EUA e dados dos EUA em foco
Petróleo sobe mais de 1% após EUA pedirem cautela para embarcações próximas ao Irã
Petróleo sobe por preocupações com possível conflito entre Irã e EUA
Brasil amplia venda de petróleo para China e Índia enquanto EUA priorizam fluxos da Venezuela
Petróleo cai quase 3% antes de negociações entre EUA e Irã