Brasil tem aumento de 5,92% em suas reservas de petróleo provadas em 2024, diz ANP

Publicado em 02/04/2025 14:23 e atualizado em 02/04/2025 16:38

 

RIO DE JANEIRO (Reuters) - As reservas de petróleo provadas do Brasil cresceram 5,92% em 2024 ante o ano anterior, para 16,841 bilhões de barris, segundo boletim da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicado nesta quarta-feira, que considera declarações das empresas.

Também houve aumento de 4,36% no volume relativo ao somatório de reservas provadas e prováveis (2P) e de 4,27% no somatório das provadas, prováveis e possíveis (3P), informou a ANP. 

Foram declarados pelas empresas contratadas para exploração e produção no Brasil 24,071 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis e 29,176 bilhões de barris de reservas provadas + prováveis + possíveis.  

As reservas provadas (P1) correspondem à quantidade de petróleo ou gás natural que a análise de dados de geociências e engenharia indica com razoável certeza como recuperáveis comercialmente.

Nesses casos, quando são usados métodos probabilísticos, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a estimativa deverá ser de pelo menos 90%.

Nas prováveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja igual ou maior que a soma das estimativas das reservas provada e provável deverá ser de pelo menos 50%, explicou a ANP.

No caso das reservas possíveis, a probabilidade de que a quantidade recuperada seja maior ou igual à soma das estimativas das reservas provada, provável e possível deverá ser de pelo menos 10%.

O índice de reposição de reservas provadas, que indica a relação entre o volume apropriado e o volume produzido, para 2024, foi de 176,63%, representando cerca de 2,171 bilhões de barris em novas reservas.

(Por Marta Nogueira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo cai 2% com excesso de oferta iminente e esperanças de acordo de paz na Ucrânia
Petróleo sobe conforme mercado avalia forte crescimento econômico dos EUA e riscos de oferta
Carregamento de petróleo na Venezuela diminui e navios dão meia-volta após interceptações dos EUA
Petróleo sobe à medida que EUA intensificam ações contra navios-tanque da Venezuela
Petróleo sobe enquanto EUA bloqueiam navios-tanque venezuelanos
Petróleo sobe levemente enquanto mercado avalia riscos crescentes de oferta