Superpetroleiros que pegariam cargas de petróleo venezuelano para pagamento de dívidas com China dão meia-volta, mostram dados

Publicado em 12/01/2026 15:08 e atualizado em 12/01/2026 15:41

HOUSTON, 12 Jan (Reuters) - Dois superpetroleiros com bandeira chinesa que estavam navegando para a Venezuela para pegar cargas de petróleo para pagamento de dívidas em meio ao embargo de petróleo dos Estados Unidos ao país sul-americano membro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deram meia-volta e agora estão retornando para a Ásia, mostraram dados de navegação da LSEG nesta segunda-feira.

Os grandes navios de transporte de petróleo Xingye e Thousand Sunny permaneceram ancorados no Oceano Atlântico por semanas, aguardando orientações em meio ao bloqueio e à crise política da Venezuela, desencadeada pela captura do presidente Nicolás Maduro pelos EUA.

As embarcações fazem parte de um grupo de três superpetroleiros que cobrem apenas a rota Venezuela-China para transportar o petróleo bruto que paga o serviço da dívida da Venezuela com o país asiático.

(Reportagem de Marianna Párraga)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Petróleo fecha em máxima de sete semanas por preocupações com exportações do Irã
Superpetroleiros que pegariam cargas de petróleo venezuelano para pagamento de dívidas com China dão meia-volta, mostram dados
Petróleo sobe 3% com notícias da Venezuela e preocupações com oferta de Rússia, Iraque e Irã
Petróleo cai mais de 1% após declarações de Trump sobre Venezuela
EUA exigem que Venezuela faça parceria exclusiva na produção de petróleo
Dinheiro da venda do petróleo venezuelano será mantido em contas bancárias dos EUA, diz Departamento de Energia