China aumenta importações de trigo e diminui as de soja e milho
A China importou 4,7 milhões de toneladas de soja em grão em setembro, o que representa uma queda de 5,4% ante igual período do ano anterior, de acordo com a alfândega do país. De acordo com a Dow Jones Newswires, as importações chinesas de óleo de soja alcançaram 95.522 toneladas no mês passado, redução de 63,5% na mesma base de comparação.
O país também comprou 1.537 toneladas de milho do exterior, 99,6% abaixo do observado em setembro de 2012. De trigo, foram importadas 718.482 toneladas em setembro, o que representa um crescimento de 37,1% em comparação com o ano anterior. As importações chinesas de óleo de palma totalizaram 468.501 toneladas no mês passado, recuo de 11,9% na comparação anual.
A China importou ainda 591.855 toneladas de açúcar em setembro, 1,1% a mais do que em igual mês do ano passado. De janeiro a setembro, as compras do exterior da commodity já somam 3 milhões de toneladas, 2,9% abaixo do total dos primeiros nove meses de 2012.
As importações chinesas de algodão somaram 201.263 toneladas em setembro, indicando uma queda de 23,5% ante igual período do ano passado. No acumulado de 2013, o país importou 3,2 milhões de toneladas, redução de 19,9% ante o período de janeiro a setembro do ano passado.