Mapa contribui com programas para evolução das cooperativas

Publicado em 07/07/2014 08:10

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), tem colocado em prática diversos projetos e programas para incentivar o cooperativismo no Brasil. A iniciativa é de extrema importância para os cooperados, para a economia do país e especialmente para a agricultura, setor que atualmente está em primeiro lugar no ranking, com 23% das cooperativas.

Entre os principais programas que o Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop) da SDC tem colocado em prática estão o Coopergênero - Programa de Gênero e Cooperativismo, o Procoopjovem - Programa de Estímulo e Promoção do Cooperativismo para a Juventude e ainda o Pisacoop - Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários em Cooperativismo e Associativismo Rural. O objetivo é proporcionar educação, formação e capacitação, intercooperação, inovação, acesso a mercados, internacionalização de cooperativas e articulação e integração com entes públicos e privados.Para o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o cooperativismo é a melhor forma de fazer com que a agricultura se desenvolva de forma competitiva e melhorando a renda do produtor rural. “O cooperativismo assume importância fundamental não somente para soma de esforços e pela racionalização de tarefas, mas principalmente por meio da cooperação mutua, pois melhora o rendimento dos cooperados, aumenta a competitividade e do ponto de vista econômico e social, emprega um número considerável de pessoas e contribui economicamente em torno de 30% da balança de agronegócio para exportação”, afirmou.

Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas unidas em torno de objetivos comuns de caráter econômico. Hoje no Brasil, são quase 7 mil cooperativas, mais de 9 milhões de associados e 300 mil empregados. As exportações já chegam a cerca de US$ 5 bilhões, tendo crescimento 582% nos últimos 10 anos, de acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário