Liberação de recursos do Plano Safra deve começar em 2 de julho, diz Mapa

Publicado em 25/06/2015 07:23

LOGO REUTERS (16408)

SÃO PAULO (Reuters) - Os recursos do Plano Safra 2015/16, anunciados no início deste mês, estarão disponíveis para os produtores rurais até 2 de julho, disse nesta quarta-feira a Ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

"Estivemos pessoalmente com o presidente do Banco do Brasil e sua diretoria e acordamos que as propostas seriam recebidas de 15 a 20 deste mês, e no dia 2 de julho o dinheiro estará disponível", afirmou a ministra, segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa.

A ausência de recursos nos bancos que oferecem as linhas de crédito oficiais tem sido uma reclamação do setor produtivo.

"O plano na prática ainda não rodou", afirmou na semana passada o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Ricardo Tomczyk.

O ministério afirmou que nem todos os pontos do Plano Safra estão aprovados pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), mas que trabalha para conseguir essas aprovações a tempo do limite de 2 de julho.

O crédito disponível no Plano Safra 2015/16 terá crescimento de 20 por cento ante os recursos do programa anterior, principalmente por conta de uma maior disponibilidade de financiamentos com juros livres de mercado, apontando para um sensível aumento de custos dos produtores.

O novo plano, que prevê um recorde de 187,7 bilhões de reais em financiamentos, ante 156,1 bilhões de reais em 2014/15, terá elevação nos recursos de custeio e comercialização e queda nos empréstimos para investimentos.

(Por Gustavo Bonato)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário