Criada nova comissão consultiva do seguro rural

Publicado em 01/12/2015 14:37
Grupo será canal de comunicação entre o governo e os agentes do mercado

Para dar continuidade ao aprimoramento do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), foi criada a Comissão Consultiva de Agentes. Ela vai auxiliar os trabalhos do Comitê Gestor Interministerial do Seguro Rural (CGSR) sobre temas relativos ao seguro rural.

Segundo o diretor de Crédito, Recursos e Riscos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Vitor Ozaki, a nova comissão será um canal de comunicação entre o governo e os agentes do mercado de seguro. “A comissão permitirá a obtenção de informações, experiências e sugestões que contribuirão para o aperfeiçoamento do seguro rural, disse Ozaki.
 
Caberá a comissão analisar e estudar as condições técnicas e operacionais específicas para a implementação e operacionalização do seguro rural como instrumento de política agrícola. Ela será composta por três representantes dos produtores rurais, dois de federações de agricultura, dois do mercado de seguros (seguradoras e resseguradoras) e um de instituições de ensino e pesquisa na área de seguro rural.
 
No último dia 18, o CGSR criou a Comissão Consultiva de Entes Federativos, com a participação de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Esses estados já têm programas de subvenção complementares ao PSR.

O comitê gestor interministerial é composto pelos representantes dos ministérios da Agricultura, Fazenda, do Planejamento e Desenvolvimento Agrário e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

A Resolução nº 43, do CGSR, que institui a Comissão Consultiva de Agentes do PSR, foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (1º).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Guilherme Frederico Lamb Assis - SP

    (SOBRE O SEGURO RURAL): O Brasil dá uma preguiça em quem possui um mínimo de visão e foco... ficam enrolando com comissões políticas, burocracia e essas jabuticabas... Ficam como cachorro correndo atrás do próprio rabo, enquanto o setor produtivo paga caro pelas consequências do estatismo socialista.

    Resolver o problema é fácil: descentralizar o seguro agrícola e cortar o domínio estatal sobre o mesmo. Copiar o modelo americano na integra, onde as partes definem o negocio, segurada e produtor. O maior problema hoje são os índices de produção estatal...,

    Aqui na minha propriedade a menor media nos últimos 15 anos foi de 31 sacas por ha em 2005/2006 e 33 sacas por ha em 2011/2012, dois anos com problemas de seca e granizo em ambos. Ambas as lavouras tinha seguro, nunca recebi um tostão, pois no máximo o que o índice estatal cobriu foi de 22 sacas em 2005/06 e quase 27 em 2011/12.

    Nos EUA o total a ser segurado é com base na media da fazenda dos últimos (produtividade), podendo ser inclusive feita por zonas dentro da fazenda e o seguro do preço é usado o vencimento do contrato dezembro da bolsa de Chicago para soja e milho.

    A minha media dos últimos 5 anos esta em 59,71 sacas de soja por ha..., portanto, se fosse Americano esse valor seria a base do meu seguro, multiplicado por algo em torno de 20,70 U$, meu valor garantindo seria de 1,236 dólares por ha, que desse abaixo disso na colheita a seguradora paga.

    Isso se fosse nos EUA...

    Aqui eu pago pelo seguro só por pagar, pois o índice é absurdamente irreal, é só uma forma de extorquir o produtor, sendo que ainda é compulsório para quem precisa financiar.

    Era melhor nem haver seguro nesse caso... para que os leigos entendam, o seguro de lavoura que hoje sou obrigado a fazer (por ter de fazer o financiamento de custeio no Banco do Brasil) é como se o seguro de um carro de 100 mil reais tivesse a franquia de 125 mil reais e voce pagasse ai 2 mil reais por ano de premio para seguradora...

    0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Guilherme...a aprosoja devia ser atuante em vez de palestrinha e passeios pelo Brasil devia atuar nos pontos onde temos problemas...seguro..estradas..modais..crédito..aí pelegueiam e desviam a atenção com passeios pelo interior..na China e agora no Perú...uma lástima...e o produtor DESAMPARADO

      0
    • Dalzir Vitoria Uberlândia - MG

      Quer um exemplo...o que é uma seguradora..uma empresa que cobra um percentual pelo seguro...paga todas as perdas e sobram quase 10% de LL....a AFUBRA (fumicultores) TEM UM SEGURO PROPRIO A DÉCADAS....portanto o que falta a aprosoja...RESOLVER OS PROBLEMAS....ela poderia montar a seguradora com percentual e valor da cobertura parecido com atual e fazendo isto por diversos anos terá caixa para fazer o seguro renda...foi o que a AFUBRA fez...

      0