CAR: FPA buscam prorrogação do prazo para cadastro

Publicado em 16/03/2016 07:18

Em audiência realizada na tarde desta terça-feira (15/03), deputados da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) estiveram reunidos com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, para tratar da possibilidade de prorrogação do prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Segundo o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), a ministra garantiu que está buscando uma solução por meio de consulta jurídica para alteração do prazo. “É importante que os agricultores continuem cadastrando seus imóveis, pois quem aderir ao CAR ainda dentro do prazo (5 de maio de 2016) estabelecido no novo Código Florestal Brasileiro terá vantagens como acesso ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) e acesso ao crédito agrícola”, enfatizou o parlamentar. 

Santa Catarina é referência no processo do CAR, já que cerca de 70% da área cadastrável já está registrada. Em nível nacional, o mesmo percentual está cadastrado, no entanto, se levadas em conta as regiões Nordeste e Sul, a área cadastrada não chega a 40%.

Decretos

Durante a audiência, a ministra Izabella informou ainda que dois decretos relativos ao Código Florestal deverão ser publicados em breve. “O decreto que regulamentará o CRA já está em estudo no Ministério da Fazenda. Segundo a ministra, o que retira os crimes ambientais cometidos antes de 22 de julho de 2008 e os converte em serviços ambientais está pronto”, pontuou Colatto.

Fonte: AI Dep. Valdir Colatto (PMDB/SC)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EPI agrícolas: ensaios intermediários para certificação de processos passam a ser obrigatórios a cada 20 meses
Secretaria de Agricultura libera R$ 100 milhões para seguro rural, maior valor da história de SP
Faesc apoia propostas da CNA para  Plano Safra 2024/2025
Créditos da Desenvolve SP para projetos do agronegócio estimulam sustentabilidade e o avanço da tecnologia no setor; empresa de Jundiaí ampliou seus negócios
Reforma Tributária não deve incluir “Imposto sobre o Carbono”