Governo estuda elevar taxação do agronegócio para reduzir deficit no INSS

Publicado em 23/06/2016 07:36

O governo Temer estuda incluir na sua proposta de reforma da Previdência Social elevar a taxação sobre o setor do agronegócio para reduzir o deficit do sistema de aposentadorias no país.

A medida é defendida pela área econômica do governo e pelas centrais sindicais. A ideia é acabar com a isenção do agronegócio no pagamento de contribuição previdenciária sobre sua receita obtida com exportação.

Simulações feitas por técnicos estimam que a medida poderia gerar uma receita extra de R$ 6,5 bilhões por ano para o caixa da Previdência.

A proposta é criticada pelo Ministério da Agricultura e pelo setor ruralista sob o argumento que prejudicaria as exportações do país.

Segundo a Folha apurou, ainda não há uma decisão final do governo sobre a proposta, que pode ser definida apenas no próximo mês.

As centrais sindicais defendem a proposta de taxar o setor rural na tentativa de evitar que a reforma venha a atingir trabalhadores hoje no mercado de trabalho.

O governo aceita estudar a medida, defendida também por técnicos da área econômica, mas diz que sua eventual adoção não elimina a necessidade de fazer uma regra de transição para os trabalhadores hoje na ativa.

Ou seja, a equipe de Temer segue com a disposição de que a reforma da Previdência teria que atingir também quem está no mercado de trabalho, mas dentro de uma regra de transição gradual.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de S.Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Angelo Miquelão Filho Apucarana - PR

    Como sempre a agricultura será responsabilizada, obrigada a cobrir os furos e a irresponsabilidade de governantes fanfarrões! É claro que as centrais sindicais são favoráveis, pois são iguais ou até pior que os governos, uns sorvedouros de dinheiro que lutam apenas pela manutenção de si mesmas! Sindicato é atraso, é dinheiro jogado fora, é retrocesso para quem trabalha e é obrigado a sustentar um bando de chupins... A ilegalidade da coisa está justamente na obrigatoriedade de ser filiado, independe da vontade, paga-se obrigado o que não se recebe de volta! E o agricultor que paga o Fundo rural, na hora da aposentadoria enfrenta todas as barreiras e é tratado quase como um vagabundo, e quando consegue recebe apenas um mísero salário minimo. Cadê a insalubridade? Façam-me o favor sindicatos, desapareçam, morram...

    0
    • wellington almeida rodrigues Sucupira - TO

      Toda merda q esses políticos sem noção apronta, esse rombo na previdência é fácil de tampar o rombo , simples , é só cortar a mordomias desse desgoverno, frankstemer, e pronto milhões de reais de volta na conta da previdência, se for para aumentar impostos na agricultura, é melhor para de plantar, chega de ser escravo de um bando de safados , preguiçoso, sinto muito em dizer isso, mas a conta já não fecha....

      0