FPA se reúne com AGU para tratar do Funrural

Publicado em 27/09/2017 13:37

O presidente e a vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão (PSDB/MT) e Tereza Cristina (PSB/MS), se reuniram, nesta terça-feira (26), com a ministra da Advocacia-Geral da União (AGU), Grace Maria Fernandes Mendonça, para tratar do Projeto de Resolução (PRS 13/2017), de autoria da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO). O PRS suspende a aplicação de dispositivos da Lei da Seguridade Social relativas à contribuição para a previdência do trabalhador rural.

Para Nilson Leitão, a Resolução 13/2017 pode ser uma alternativa para o passivo do Programa de Regularização Tributária Rural (Funrural) e a MP 793/2017 pode trazer uma nova roupagem para a previdência do setor no futuro. “Existem pequenos frigoríficos com uma possível dívida de quase R$ 200 bilhões. Isso é insustentável e causa insegurança no produtor rural”, afirmou o presidente da FPA.

Segundo Tereza Cristina, ainda se aguarda a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a constitucionalidade do Funrural para dar encaminhamento ao texto da MP 793/2017, da qual a deputada é relatora. “O STF já sinalizou que o tributo é constitucional, mas ainda não há definição. O mais prudente é esperar para que a decisão tomada pelo produtor seja feita com responsabilidade constitucional e jurídica”, pontuou a vice-presidente.

Novo prazo de adesão

Após várias negociações lideradas pela FPA, o Presidente da República, Michel Temer, assumiu, na noite desta terça-feira (26), o compromisso com o presidente da Frente, deputado Nilson Leitão, e a vice-presidente Tereza Cristina de adiar o prazo de adesão ao Funrural para 30 de novembro deste ano.

“Nós já vínhamos trabalhando fortemente junto a AGU, Fazenda, Casa Civil e o próprio presidente Temer para adiar o prazo. Foi uma conquista para o setor. O importante é garantir segurança jurídica ao produtor rural para que ele possa escolher a melhor opção de pagamento da dívida”, disse Nilson Leitão.

Setor – Em encontro realizado na sede da FPA, nesta terça-feira (26), a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) discursou a respeito do impacto que a indefinição do Funrural causa no setor. Diante da insegurança jurídica e grande instabilidade gerada, o representante da Associação, Marcelo Melo, ressaltou a importância do trabalho da FPA no sentido de interceder para que a legislação seja totalmente cumprida, evitando assim interpretações contraditórias e difusas que prejudicam a segurança jurídica no campo.

Veja ainda:

>> Temer se comprometeu a estender prazo para regularização de Funrural, diz FPA

>> Mesmo com publicação do Acórdão do Funrural pelo STF, impasse sobre cobrança de passivo do Funrural permanece

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário