ABRAFRIGO diz que novo projeto de lei para o Funrural é apenas manobra para ajudar grandes empresas

Publicado em 30/11/2017 14:25

A Associação Brasileira de Frigoríficos (ABRAFRIGO) criticou o projeto de lei criado para substituir a medida provisória (MP) que prevê parcelamento das dívidas de produtores e empresas com o Funrural, que caducou na terça-feira, antes de que fosse votada na Câmara e no Senado. O Presidente Executivo da entidade, Péricles Salazar disse que “o projeto de lei é apenas mais uma manobra realizada no Congresso para proteger os interesses de grandes empresas como a JBS, que deve cerca de R$ 2 bilhões ao Funrural, e que conseguiram introduzir no projeto à permissão às empresas rurais para utilizarem créditos com prejuízo fiscal apurados em qualquer período para abater a dívida do Funrural com a Receita Federal”. Segundo Péricles Salazar, a ABRAFRIGO é frontalmente contra este item da lei e irá pedir ao Presidente Michel Temer que vete esta permissão para uso dos créditos caso a Lei seja aprovada na Câmara e no Senado.

O Presidente da ABRAFRIGO observou que uma pesquisa realizada ontem (29), pelo Canal Rural junto a produtores rurais revelou que 91% deles não pretende aderir ao programa de parcelamento das dívidas do Funrural e que somente 5% tinham essa intenção. “Se não é para ajudar os produtores rurais porque essa pressa de aprovar esta lei que não trará benefícios ao setor e apenas aos interesses das grandes empresas que são as que possuem os créditos com prejuízos fiscais?”, indagou ele.

O projeto de lei aproveitou em grande parte o relatório da deputada Tereza Cristina (sem partido-MS) na comissão mista que analisou a MP e deverá ser votado na Câmara até a semana que vem. Segundo a ABRAFRIGO, mesmo que seja aprovado, o projeto de lei só irá aumentar ainda mais o imbróglio jurídico que está se criando em torno das dívidas com o Funrural porque, quando chegar no Senado, vai encontrar a Resolução 15 de 2017 que declarou esta cobrança do Funrural inconstitucional. “Como o Senado vai votar uma Lei que ele mesmo já declarou inconstitucional”? questiona Péricles Salazar.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
ABRAFRIGO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário