Especialistas concordam com alerta da UE colocando em dúvida defesa sanitária BR

Publicado em 16/11/2018 14:20

LOGO nalogo

O informe da autoridade sanitária da União Europeia (UE) colocando mais uma vez em dúvida o manejo e controle de doenças e agentes químicos utilizados nos criatórios brasileiros, resultando em carnes que a população de lá não deseja consumir, deve ser algo para ser ouvido com atenção.

Em que pese os possíveis exageros, sob o manto do protecionismo e tirar o Brasil da competição – como o mercado em geral costuma reagir nessas horas (vide quando foi imposto embargo às plantas da BRF e de outras avícolas) -, é preciso ouvir novamente Pedro de Camargo Neto e Jacir Dariva.

O primeiro, ex-secretário de Produção e Comercialização do Mapa, várias vezes disse, ao Notícias Agrícolas, que o País deixava a desejar, e que o desdobramento da Operação Carne Fraca, que redundou na saída de cortes especiais de frangos do mercado europeu era apenas uma espécie de “ponta do iceberg".

Nesta sexta (16),  o atual vice da Sociedade Rural Brasileira e negociador internacional experiente para vários setores, enquanto consultor, foi curto e grosso: “E ninguém me ouviu”.

Já Dariva, presidente da Associação Paranaense de Suinocultura (APS), corajosamente afirmou há três dias, aqui neste mesmo espaço, que o Brasil “tinha pisado na bola com os russos”, ou seja, alguns exportadores haviam, sim, enviado carne suína com ractopamina (​Suínos: diminuição no peso de abate, Rússia voltando às compras e China mantendo força mostram chance de alta nos preços em 2019), produto sempre contestado no seu uso no Brasil e terminantemente proibido. A Rússia ficou um ano sem comprar o produto brasileiro e só o liberou agora (mas com efeitos só para 2019, já que os portos locais estão congelando neste período), sob a promessa das autoridades sanitárias brasileiras de garantia da qualidade futura.

Mesmo que seu comentário tenha sido dirigido na questão da Rússia e não do espaço da UE, a situação se reveste sobre a credibilidade e confiabilidade em geral da sanidade dos produtos de origem animal “made in Brazil”.

Jacir Dariva ainda complementou, temeroso sobre a responsabilidade que o Brasil tem de não criar problemas com a China, que vem sendo o fiel da balança nos últimos meses, comprando boa parte do que os russos não vinham comprando. E deverão continuar firmes, posto que a motivação para esse aumento das importações é, ironia, doença em seu plantel (peste suína, inclusive com novos focos informados ontem).

Para concluir, Ênio Marques, ex-secretário por duas vezes da Defesa Sanitária brasileira, outro negociador internacional experiente e de credibilidade no mercado, disse há pouco ao Notícias Agrícolas:

“Esse e outros relatórios (da UE) mostram que existem diferenças entre os serviços do Brasil e UE que não foram bem administradas. Credibilidade não se faz com bravatas. É um indicador válido que mostra que a política atual não está adequada e que precisa de ajustes, em especial na  interlocução com os especialistas.  Lamentavelmente a forma de agir da atual administração não funcionou “.

Olhando o futuro, Marques, hoje consultor, lembra que a “área da Inspeção deveria ser o que apregoamos há 20 anos, que seja feita com base em risco e responsabilidade total das indústrias pelas especificações e segurança dos produtos de origem animal que elas produzam”.

Europa aponta falhas no controle sanitário de exportações agrícolas do Brasil

A União Europeia voltou a criticar o controle sanitário nas exportações agrícolas brasileiras. Uma auditoria feita pelos técnicos do bloco europeu no que se refere às carnes bovina, de frango, de cavalo, peixes e mel indicou falhas nos controles nacionais. 

Desde a eclosão do escândalo da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, a Europa voltou a implementar controle rigoroso para a entrada de produtos brasileiros no mercado da União Europeia. Progressivamente, fazendas vêm sendo recolocadas na lista de estabelecimentos autorizados a exportar para o bloco. Em maio deste ano, essa lista incluía 1,4 mil fazendas autorizadas em sete Estados brasileiros que são dedicados à carne bovina. 

Leia a notícia na íntegra no Estado de Minas com informações do Estadão Conteúdo

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Giovanni Lorenzon
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário