UE estabelece medidas de apoio aos agricultores diante de crises

Publicado em 22/04/2020 16:37

A Comissão Européia propôs nesta quarta-feira medidas de apoio aos agricultores afetados pelas restrições causadas por coronavírus, incluindo auxílio para o armazenamento de excedentes de laticínios e carnes.

De acordo com a proposta, a Comissão concederá ajuda para o armazenamento privado de leite em pó, manteiga e queijo, bem como carnes bovinas, ovinas e caprinas, por um período mínimo de dois a três meses e o máximo de cinco a seis meses.

Produtores de leite, flores e batatas podem adotar medidas coletivas para estabilizar mercados, entre elas ou planta planejada, flexibilizando como leis de concorrência da UE por até seis meses.

Programas de apoio já existentes para mercados de vinho, frutas e vegetais e apicultores serão formados mais flexíveis para permitir que fundos sejam redirecionados para o gerenciamento de crises.

O comissário de Agricultura da UE, Janusz Wojciechowski, disse que as propostas foram elaboradas para estabilizar os mercados, considerando as formas mais apropriadas para oferecer preços e produção.

A Comissão disse que espera que até o final de abril, as medidas possam ser adotadas, depois que os governos da UE votarem uma proposta.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

EPI agrícolas: ensaios intermediários para certificação de processos passam a ser obrigatórios a cada 20 meses
Secretaria de Agricultura libera R$ 100 milhões para seguro rural, maior valor da história de SP
Faesc apoia propostas da CNA para  Plano Safra 2024/2025
Créditos da Desenvolve SP para projetos do agronegócio estimulam sustentabilidade e o avanço da tecnologia no setor; empresa de Jundiaí ampliou seus negócios
Reforma Tributária não deve incluir “Imposto sobre o Carbono”