Tereza Cristina: cooperativas precisam de capital de giro

Publicado em 23/04/2020 11:10

A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse há pouco que as cooperativas estão precisando de capital de giro, diante da crise do coronavírus. Entretanto, não disse o que a pasta está pensando, no momento, sobre alguma subvenção a essas empresas. "As cooperativas precisam de capital de giro. O produtor está vendendo soja e vendendo o grão futuro com dólar a R$ 5,40, que para ele é um bom negócio", disse a ministra, em live promovida pelo banco Credit Suisse. "Essas empresas têm de ter dinheiro e o produtor vai continuar a produzir porque não sabe fazer outra coisa."

Ela comentou que "não entende" o risco que as instituições privadas veem nisso (em financiar capital de giro ao setor agropecuário). "Criou-se o hábito de o governo sempre fazer a subvenção. Mas temos de quebrar esse paradigma", defendeu a ministra, dizendo que, embora haja setores mais complicados (quanto ao risco de inadimplência), há outros, por exemplo, como soja e milho, que "não podem ter inadimplência". "Tenho conversado isso com o Banco do Brasil sobre inadimplência, mas soja e milho não podem ter inadimplência; eles (os produtores) têm de pagar, converso sempre com o setor", disse, e continuou: "Têm de pagar para ter crédito novo e confiança do mercado de que esse setor é realmente funcional".

Tereza Cristina reforçou que a iniciativa privada participe desse financiamento. "Temos de arrumar uma maneira de financiar esses (agricultores) que já estão e são produtivos e o governo cuidar dos pequenos e médios, que são mais complicados."

Ela lembrou, ainda, de uma importante ferramenta, a subvenção ao prêmio do seguro rural. "Não só eu, como outros ministros que me antecederam, lutaram para ampliar esses recursos", disse. "Consegui aumentar muito o valor (da subvenção) ao seguro. Porque acho que é isso o que vai dar um pouco mais de independência do dinheiro do Tesouro, que a gente sabe que é escasso."

Fonte: Estadão Conteúdo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancada do agro alerta para salvaguardas inseridas no Acordo Mercosul–UE
Em primeira reunião da FPA, parlamentares decidem pela derrubada de vetos presidenciais feitos ao setor
Dólar segue perto da estabilidade em meio à queda das commodities no exterior
Recursos das CPR atingiram R$ 121 bilhões entre julho e dezembro de 2025
FPA: Veto à LDO mantém insegurança no seguro rural e ameaça planejamento da safra
Safristas: FPA constrói solução para formalizar o trabalho temporário no campo