Com aval de Arthur Lira, CPI do MST será instalada, afirma presidente da FPA

Publicado em 28/03/2023 16:03 e atualizado em 29/03/2023 07:46

A CPI do MST será instalada, afirmou o presidente da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), Pedro Lupion (PP-PR). A data para a instalação, porém, ainda não está definida. Segundo o parlamentar, o aval do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), já foi dado e agora os membros da FPA esperam pelos próximos passos do rito processual. 

"A lei permite cinco CPIs ao mesmo tempo na Câmara, existem várias propostas de CPI, com coleta de assinatura são seis ou sete. E nós estaremos entre as cinco, disso eu tenho certeza absoluta. Agora, não há um prazo de instalação referente a isso", afirmou Lupion em uma coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (28). 

Ainda segundo ele, têm sido discutidas agendas amplas do agronegócio brasileiro com o presidente da casa, além de medidas provisórias que serão votadas nesta semana. "E o presidente tem entendido que é um tema grave, um tema complicado, que precisa da participação do Congresso Nacional, precisa da nossa investigação, e a CPI será instalada. Quando eu não tenho como dizer, quem pode dizer isso é o presidente Arthur Lira. 

Para Lupion, a comissão precisaria ser instalada antes de abril dada a tradição do chamado "Abril Vermelho", quando o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) realiza uma série de invasões a propriedades. "Tudo isso vai depender de muita articulação política dentro do Congresso". 

Por: Carla Mendes | Instagram @jornalistacarlamendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancada do agro alerta para salvaguardas inseridas no Acordo Mercosul–UE
Em primeira reunião da FPA, parlamentares decidem pela derrubada de vetos presidenciais feitos ao setor
Dólar segue perto da estabilidade em meio à queda das commodities no exterior
Recursos das CPR atingiram R$ 121 bilhões entre julho e dezembro de 2025
FPA: Veto à LDO mantém insegurança no seguro rural e ameaça planejamento da safra
Safristas: FPA constrói solução para formalizar o trabalho temporário no campo