Deputado Luiz Ovando propõe Dia Nacional do Sorgo, destacando benefícios para a saúde e agronegócio
O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS), médico cardiologista e integrante da Frente Parlamentar da Agropecuária, apresentou no dia 05, na Câmara dos Deputados, o projeto de lei para instituir o Dia Nacional do Sorgo. A proposta visa dar visibilidade a esse cereal nutritivo e sustentável, que já é amplamente cultivado no Brasil, e destacar seu potencial para melhorar a saúde dos brasileiros.
Do ponto de vista econômico e social, o sorgo traz benefícios claros e tangíveis. No Brasil, ele é amplamente utilizado na alimentação animal, sendo uma importante fonte energética para rações de gado e aves. Além disso, vem ganhando espaço no mercado de biocombustíveis. “Nosso país é um dos maiores produtores de sorgo no mundo, e estamos vendo um aumento expressivo na produção de etanol desse grão — uma solução sustentável e econômica para o setor energético, especialmente com novas indústrias já operando ou em construção no Centro-Oeste, como a Inpasa no Mato Grosso do Sul”, explica Dr. Ovando.
Além de ser uma fonte segura de energia para o agronegócio e a bioenergia, o sorgo se destaca por suas propriedades benéficas para a saúde. Naturalmente sem glúten, é uma excelente opção para celíacos e pessoas com restrições alimentares. Rico em fibras e amido, ele auxilia no controle do colesterol e proporciona saciedade, ajudando no emagrecimento. O magnésio presente no sorgo também desempenha um papel essencial na saúde cardiovascular, contribuindo para o bom funcionamento muscular e o equilíbrio dos níveis de colesterol, o que é fundamental para a prática esportiva e o bem-estar diário.
“O sorgo é um alimento completo, que não apenas nutre, mas também promove a saúde do coração e o controle do colesterol. Ao instituirmos o Dia Nacional do Sorgo, estamos incentivando o consumo de um cereal que faz bem para as pessoas e para o planeta”, afirma Dr. Luiz Ovando.
0 comentário
Marussa Boldrin apresenta relatório sobre o agronegócio no Centro-Oeste
FPA se reúne com Davi Alcolumbre e apresenta prioridades para 2025
Nota Oficial da FPA: Repúdio à indicação do MST à medalha do Mérito Farroupilha
Produtos importados precisam atender padrões ambientais brasileiros, defendem senadores da FPA em audiência
Sindiveg comemora aprovação de projeto no Senado que regulamenta os bioinsumos no Brasil
Senado Federal aprova PL 658/21 e confirma a continuidade da produção de bioinsumos para uso próprio