Parlamentares da FPA criticam aumento de impostos e cobram ações do governo em defesa do agro

Publicado em 11/06/2025 19:20
Marcel van Hattem denuncia descaso com o setor produtivo e lembra promessas não cumpridas no Rio Grande do Sul

Durante reunião da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (11), parlamentares da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) criticaram o aumento recorrente de impostos e a falta de atenção do Governo Federal ao setor agropecuário. A audiência contou com a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) destacou a ausência de respostas concretas às promessas feitas pelo Executivo durante a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. Segundo ele, passados mais de 12 meses, os compromissos assumidos pelo governo ainda não foram cumpridos.

“O meu estado continua sofrendo com as consequências da calamidade pública. O ministro da Agricultura nos ouve e diz que a responsabilidade é da Fazenda. Cobramos o ministro da Fazenda e ele também não age. Não dá para esperar mais”, afirmou van Hattem. “Já faz mais de um ano que encontrei integrantes do atual governo no momento mais difícil do Rio Grande do Sul, e as promessas nunca se concretizaram.”

O parlamentar também criticou a política fiscal do governo. “A cada 37 dias há um novo aumento de imposto, sem cortes de gastos ou venda de ativos. O governo aumenta o IOF por decreto, transfere mais uma vez a conta para o povo e diz que está tudo bem. Está tudo péssimo. É descaso com a população e com o setor agropecuário.”

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também expressou indignação com a política fiscal e criticou a postura do governo, que classificou como um “teatro da economia”.

“Eu vejo o ministro e vários deputados rindo aqui como se o Brasil estivesse vivendo um ambiente perfeito. Parece que o senhor acha que é ministro na Suíça. Vá ao mercado e veja a realidade do nosso país”, afirmou Ferreira.

Manifesto pela responsabilidade fiscal

Na semana passada, a Coalizão de Frentes Parlamentares que representam o setor produtivo divulgou um manifesto em reação às recentes medidas fiscais propostas pelo Governo Federal, especialmente à chamada “recalibragem” do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

“Tais ações estão longe da real solução do problema, que passa pela inadiável redução da máquina pública com sustentabilidade fiscal, e aprofundam a asfixia econômica que já compromete a capacidade de investimento, a geração de empregos e a competitividade do nosso país”, diz o texto.

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Plano Safra: Organizações da sociedade civil entregam carta de recomendações a ministérios
Ibraoliva leva ao Ministério da Agricultura demandas para proteger produção nacional
Lei de Proteção de Cultivares não atende mais as necessidades do campo, diz secretário do MAPA
CAE aprova fundo para ampliar crédito às exportações brasileiras
Open Finance do agro: proposta avança e pode melhorar condições de crédito e seguro rural
Governo de SP entrega títulos rurais e consolida maior programa de regularização fundiária da história do estado