Zequinha Marinho propõe audiência no Senado para discutir impactos do Plano Clima na agricultura

Publicado em 15/08/2025 11:00
Parlamentar cobra transparência nas metas e reconhecimento das práticas sustentáveis já adotadas pelo produtor rural

O senador Zequinha Marinho (PODEMOS-PA) apresentou, nesta quarta-feira (13), o Requerimento (REQ) 32/2025 à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal para solicitar a realização de audiência pública que debata os impactos, riscos e inconsistências do Plano Setorial de Agricultura e Pecuária, elaborado no âmbito da Estratégia Nacional de Mitigação (ENM) do Plano Clima.

A proposta em pauta na Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) discute, entre outros pontos, a atribuição de responsabilidades ao setor agropecuário, a ausência de reconhecimento das remoções de Gases de Efeito Estufa (GEE) em propriedades rurais e a falta de transparência na metodologia utilizada pelo modelo BLUES, ferramenta técnica do governo para projeção de emissões e remoções.

“Não podemos aceitar que imponham metas e obrigações ao agro brasileiro sem critérios claros e sem reconhecer o que o produtor rural já faz em termos de conservação e sustentabilidade”, afirmou o senador. “É preciso transparência e equilíbrio nesse debate para que não se prejudique quem produz e garante a segurança alimentar do país”, concluiu.

Entre os convidados para a audiência estão representantes da Casa Civil, dos ministérios da Agricultura e Pecuária (MAPA), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), além da Embrapa, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).

Fonte: Agência FPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Bancada do agro alerta para salvaguardas inseridas no Acordo Mercosul–UE
Em primeira reunião da FPA, parlamentares decidem pela derrubada de vetos presidenciais feitos ao setor
Dólar segue perto da estabilidade em meio à queda das commodities no exterior
Recursos das CPR atingiram R$ 121 bilhões entre julho e dezembro de 2025
FPA: Veto à LDO mantém insegurança no seguro rural e ameaça planejamento da safra
Safristas: FPA constrói solução para formalizar o trabalho temporário no campo