Crise na Europa: Acordo pode contar com 26 países da União Europeia, sem Inglaterra

Publicado em 09/12/2011 15:36
Dos 27 países da União Europeia, 26 podem apoiar o acordo intergovernamental, disse o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy. Nesta manhã, após longas horas de discussões, 23 países do bloco europeu concordaram com um tratado contemplando uma disciplina fiscal mais rígida.

"Nossa preferência era de uma mudança completa no tratado com os 27 alterando os acordos da União Europeia", sustentou Van Rompuy após o encontro de líderes europeus. "Tentamos, mas, por não haver uma decisão unânime, temos de tomar outra decisão. É possível que tenhamos algum tipo de tratado intergovernamental com 26 países", completou.

Veja a íntegra da Notícia no site do Valor Online

>> UE: apenas Grã-Bretanha deve ficar fora de pacto fiscal

A Europa ficou dividida em uma rixa histórica nesta sexta-feira sobre o estabelecimento de uma união fiscal para preservar o euro, com a grande maioria dos países, liderados por Alemanha e França, concordando em ir adiante com um tratado separado, deixando a Grã-Bretanha isolada.

Vinte e três dos 27 líderes da União Europeia (UE) concordaram em buscar uma integração maior, com regras orçamentárias mais duras para a zona do euro, mas a Grã-Bretanha disse que não pode aceitar as emendas propostas ao tratado da UE, após falhar em conseguir concessões para si.

Veja a notícia completa no site do Terra

Fonte: Valor Online + Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética