Crescimento da economia da China deve ser de 8,5% em 2012, diz assessor do BC chinês

Publicado em 27/01/2012 10:06
O Banco Central da China informou, por meio de seu assessor de comunicação Li Daokui, que o país deverá reduzir seu ritmo de crescimento da economia em 2012. Para este ano, a projeção é de que a nação cresça 8,5% ante o crescimento de 9,2% de 2011. Foi projetada também uma redução para a taxa de inflação de 4,5% no ano passado para 3% em 2012.

"Qualquer um que tenha um entendimento da China irá concordar que nós seremos capazes de conseguir um 'soft landing' (pouso suave). Os preços dos imóveis também vão cair lentamente, o que vai ajudar a esfriar a economia e derrubar as pressões sobre os preços", disse Li à agência Reuters.

Em dezembro, a inflação chinesa atingiu seu maior patamar em 15 meses, chegando a 4,1%. O índice acabou estendendo a tendência baixista dos últimos cinco meses e aumentando as expectativas de que o Banco Central poderia aliviar a política monetária.

O assessor do BC chinês disse ainda que a economia do país poderia ser atingida também pela crise da Zona do Euro. "Como vamos explicar para o povo chinês que estamos entrando sozinhos e que vamos comprar dívida espanhola ou italiana? Uma solução multilateral é necessária, e a China deve trabalhar em conjunto com outros países como Brasil ou Índia para ajudar a Europa", explicou Li Daokui.

Com informações da Reuters.

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo