Conab movimenta estoques públicos para socorrer estados do Sul

Publicado em 09/03/2012 16:55
A Conab já movimentou, nestes primeiros meses do ano, mais 200 mil toneladas de produtos dos estoques públicos do governo federal para atender os estados do Sul do país, castigados pela estiagem prolongada.

Foram negociados com o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, por meio de prêmios que objetivam a garantia de renda do produtor rural e o escoamento da produção, por exemplo, 200 mil 178 toneladas de arroz e 1 milhão 360 toneladas de trigo. Está ainda em processo de remoção para os estados mais 128 mil toneladas de milho.

Com o oferecimento dos prêmios em leilões eletrônicos, o governo, por meio da Conab, estimula a produção agrícola com a garantia de renda e supre o mercado de regiões menos servidas.  Os instrumentos da subvenção utilizados na  operação, como o Prêmio para Escoamento de Produto (PEP), Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), o Valor de Escoamento de Produto (VEP) e outros, fazem parte da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).

Ainda este ano, já foram também negociadas pela Conab 19 mil 250 toneladas de sisal, favorecendo os pequenos produtores dos estados da Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O atendimento especial dos estados que enfrentaram longo período de seca, na região Sul, foram autorizadas por meio de portarias interministeriais publicadas em conjunto pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Ministério da Fazenda (MF) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP).

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA