Agricultura aprova classificação oficial de grãos exportados

Publicado em 30/03/2012 15:00
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, na quarta-feira (28), proposta que institui a classificação oficial obrigatória de todos os produtos comercializados na forma de grãos, e torna prerrogativa exclusiva do poder público classificar os produtos vegetais exportados.

Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Oziel Oliveira (PDT-BA), ao Projeto de Lei 2182/11, do deputado Homero Pereira (PR-MT). O texto original prevê a obrigatoriedade de classificação oficial de todos os produtos vegetais comercializados no mercado interno ou exportados.

Custos
Para o relator, classificar todos os produtos vegetais comercializados no mercado interno seria extremamente oneroso. “Devemos levar em consideração os custos financeiros e as dificuldades operacionais, pois diariamente são comercializadas no País milhares de toneladas de produtos vegetais, seus subprodutos e resíduos”, sustenta.

Na opinião de Oziel Oliveira, o texto é benéfico porque as empresas comercializadoras de grãos impõem aos produtores redução de preços em até 40%, em razão de classificação arbitrária. “Essas empresas não respeitam o padrão oficial estabelecido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, diz.

Tramitação
O projeto segue para análise conclusiva da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta
PL-2182/2011

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Câmara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário