Proibição do uso do crédito presumido pode reduzir preços ao produtor

Publicado em 30/03/2012 16:40
A proibição do uso do crédito presumido para produtos lácteos isentos das alíquotas de PIS e Cofins tem preocupado os produtores de leite, que correm o risco de receber menos pelo preço da matéria-prima que é vendida para as indústrias. O alerta foi dado nessa quarta-feira (28/3) pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na reunião da Subcomissão do Leite (Subleite) da Câmara dos Deputados, criada para acompanhar e discutir ações voltadas para a produção leiteira no País, que discutiu os impactos da Medida Provisória (MP) 552, publicada em dezembro do ano passado. Um dos dispositivos desta MP impede o aproveitamento do crédito presumido utilizado para abater parte dos impostos pagos pelas empresas de laticínios. 

“A decisão é extremamente prejudicial ao setor. A retirada do crédito presumido elimina a única vantagem competitiva das indústrias nacionais em relação aos produtos lácteos vindos de fora, diante da alta carga tributária incidente no País. As conseqüências disso podem ser a queda do preço pago ao produtor e a elevação dos preços ao consumidor”, explicou o assessor técnico da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, Bruno Lucchi, que participou da reunião. Outra conseqüência dos baixos preços, na sua avaliação, seria o desestímulo à produção nacional de leite, que cresceu, em média, 5% nos últimos seis anos, o que poderá reduzir a margem de lucro de várias indústrias e ampliar a entrada de produtos lácteos importados, que possuem alíquota zero de PIS e Cofins para entrar no Brasil.

A utilização do crédito presumido de PIS e Cofins estava prevista na Lei 10.925, de 23 de julho de 2004. A lista de produtos beneficiados incluía o leite fluido pasteurizado ou industrializado, leite em pó integral, semidesnatado ou desnatado, soro, fórmulas infantis e vários tipos de queijo. Para mostrar os impactos da medida sobre o setor lácteo, a subcomissão deverá discutir o tema com representantes do Ministério da Fazenda com o objetivo de buscar alternativas para minimizar os efeitos negativos da MP.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário