Mapa reúne secretários de Agricultura para discutir setor

Publicado em 03/04/2012 19:10
Secretários da Agricultura de 24 estados, incluindo o Distrito Federal, participaram nesta terça-feira, 3 de abril, em Brasília, da reunião ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri) para tratar das articulações e da efetivação de programas para a área nas respectivas regiões brasileiras. Temas como a estiagem, o seguro agrícola e o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), por exemplo, foram discutidos e avaliados. Coube aos representantes das cinco regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul) exporem as demandas locais e relatar o que vem sendo feito pelos estados.

Para o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Rocha, que coordenou os trabalhos, o encontro atendeu a uma orientação do ministro Mendes Ribeiro Filho de fortalecer as relações entre a União e os estados para a implementação da política agrícola brasileira, por meio da regionalização. “Nossa intenção é tornar esse encontro bimestral uma maneira de chegarmos mais próximos das demandas locais e definirmos ações articuladas com os estados”, salientou.

Rocha reforçou a necessidade de pagamento de subvenção diferenciada aos estados do Norte e Nordeste por conta das intempéries climáticas que atingem a região já para essa safra. Também enumerou algumas ações executadas pelo ministério para minimizar o impacto da seca no Sul e disse que medidas semelhantes podem ser expandidas para o Norte e Nordeste, afetados atualmente pela estiagem. “Para que isso seja possível preciso, entretanto, que os governos me repassem relatórios da situação para que possamos agir o mais rapidamente possível”, disse, acrescentando que até o momento o ministério não foi informado do problema e das necessidades.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
MAPA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário