SP: Preços agrícolas sobem 1,04% na primeira quadrissemana de abril

Publicado em 16/04/2012 13:10
O Índice Quadrissemanal de Preços Recebidos pela Agropecuária Paulista (IqPR), que mede os preços pagos ao produtor rural, subiram 1,04% na primeira quadrissemana de abril, de acordo com o Instituto de Economia Agrícola (IEA-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Esta é a terceira alta consecutiva, e o índice geral foi puxado pelos preços dos produtos de origem animal (2,22%) já que o índice de preços do grupo vegetal apresentou variação positiva de 0,61%.

Entre os produtos analisados, 12 apresentaram alta (oito do setor vegetal e quatro do segmento animal), enquanto sete tiveram queda (cinco vegetais e dois de origem animal). As altas mais expressivas ocorreram nos preços dos ovos (13,95%); da banana nanica (12,73%); da soja (9,95%); da laranja para mesa (9,65%) e da batata (8,23%).

O consumo dos ovos, acentuando no período da semana santa, tende a sofrer retração, diminuindo os preços, dizem os pesquisadores.

No caso da banana, o consumo foi estimulado pela retomada das aulas e pelas temperaturas amenas do outono, propiciando aumento sazonal de preços típico da fruta.

Quanto à soja, a falta de chuvas prejudicou o desenvolvimento dos grãos, observam os analistas do IEA. "Isto gerou uma baixa oferta da commodity em toda a América do Sul, reajustando os preços recebidos pelos produtores agrícolas."

Já a demanda por sucos com a volta às aulas, associada à menor oferta e ao final da colheita de outras frutas, contribuiu para a elevação das cotações da laranja para mesa neste período.

Da mesma forma que os ovos, os preços da batata foram fortemente influenciados pela demanda derivada dos hábitos de consumo da semana santa.

As quedas mais acentuadas foram verificadas nos preços da carne suína (14,21%); do café (12,98%); do amendoim (10,12%) e do algodão (4,44%).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Sec. Agricultura de SP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário