Ribeirinhos têm incentivos para compras de produtos agrícolas

Publicado em 07/05/2012 07:46
O governo federal quer ampliar e melhorar as ações de compra de produtos extrativistas, agrícolas e pescados das comunidades ribeirinhas da Região Amazônica, utilizando programas da Conab. Segundo a área de Abastecimento Social da Conab (Supab), os produtos adquiridos em articulação com estados e municípios serão utilizados em ações de suplementação alimentar e nutricional das comunidades locais, suprindo demandas de instituições públicas e de interesse social, como creches, escolas, hospitais, presídios, bancos de alimentos, cozinhas comunitárias e restaurantes populares.

Um grupo técnico formado por representantes da Conab e de diversos órgãos governamentais, como os ministérios da Agricultura e dos Transportes, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) visitam, na próxima  semana, municípios ribeirinhos como Itacoatiara e Parintins, para verificar as possibilidades de implantação e execução dos projetos.

A compra e distribuição dos produtos, por exemplo, será feita pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e da Rede de Fortalecimento do Comércio Familiar de Produtos Básicos (Refap), enquanto que o volume excedente será destinado à formação de estoques públicos para atender ações sociais ou venda em outras localidades. No caso da filiação de varejistas à Refap, o segmento passa a ser agente de comercialização dos estoques públicos formados com os excedentes da produção local.

De acordo com a Supab, serão adotadas ações que favoreçam a regularização, organização e modernização do comércio varejista de pequeno porte localizado nas calhas dos principais rios da região.  Com esta medida, as comunidades deverão ter regularidade no suprimento de produtos a preços compatíveis com os praticados nos grandes centros urbanos.
Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética