Comissão rejeita autorização obrigatória da Anvisa para alojamento rural

Publicado em 03/12/2012 10:35
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 2884/11, do deputado Dimas Fabiano (PP-MG), que exige autorização prévia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alojamentos de trabalhadores rurais usados com a finalidade de moradia.

O relator da proposta, deputado Abelardo Lupion (DEM-RR), recomendou a rejeição. Segundo ele, a medida criaria dificuldades tanto ao Estado quanto aos produtores rurais e aos trabalhadores, que correriam o risco de não efetivar seus contratos. “A vigilância sanitária não possui efetivo suficiente para fazer as inspeções, o que causará lentidão no processo de liberação de moradias para trabalhadores rurais e insegurança jurídica aos produtores”, disse Lupion.

Já o autor da projeto pretendia evitar que os trabalhadores fossem alojados em “imóveis irregulares, com péssimas condições de higiene”. Por esse motivo, ele propôs a obrigatoriedade de vistoria dos alojamentos pela vigilância sanitária.

O relator avaliou, no entanto, que a legislação atual é suficiente para garantir a proteção do trabalhador rural. “Esta é uma atribuição legal e já é executada pelo Ministério do Trabalho, conforme a Constituição Federal. A aprovação da proposta causaria confusão e dificuldades a todos os envolvidos”, afirmou Lupion.

Segundo o relator, o projeto “apenas daria novos encargos ao produtor rural, em prejuízo da competitividade do setor agropecuário; e novas atribuições burocráticas e desnecessárias ao Sistema de Vigilância Sanitária”.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Fonte: Agência Câmara

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA