Suiá Missú: Aumenta risco de novo conflito na região do Posto da Mata

Publicado em 12/12/2012 11:45 e atualizado em 12/12/2012 14:53
Nesta quarta-feira, 12 de dezembro, o clima na região da gleba Suiá Missú, no nordeste de Mato Grosso, ainda é muito tenso e o risco de se iniciar um novo conflito a qualquer momento ainda é eminente. A Polícia Federal, a Polícia Federal Rodoviária e a Força Nacional ainda estão mobilizadas e colocando em prática as ordens judiciais de despejo.

Segundo informações do comerciante local Roberto Soares da Silva, na madrugada de hoje, por volta de 2h da manhã, a polícia invadiu a fazenda Conquista no Posto da Mata e retirou de lá o proprietário e sua família. "Eles chegaram de madrugada e tiraram o fazendeiro de lá sem que ele pudesse tirar nada do que é seu, ele mal pôde ficar com a roupa do corpo. Foi ele, a mulher e duas crianças para a rua. A polícia os deixou na estrada, sem nada", relata.

Ainda na manhã de hoje, por volta de 10h,  mais de 60 policiais invadiram uma fazenda com caminhões para confiscar o gado da propriedade, porém, uma barreira de mais de 100 moradores tentava impedir a retirada dos animais. Segundo informações da Agência da Notícia, várias famílias já foram removidas da área da gleba entre as cidades de Alto Boa Vista e São Felix do Araguaia e as retiradas continuam sendo feitas. 

Como forma de tentar impedir o avanço da polícia e da Força Nacional, os produtores rurais e a população local já bloquearam a entrada de alguns municípios mato-grossenses como Água Boa, Xavantina, Vila Rica e o povoado de Posto da Mata. Outras cidades como Barra do Garças também deverá ser bloqueada. 

Foto: José Medeiros

As rodovias também estão sendo bloqueadas. Os manifestantes já fecharam pontos da BR-158, 242 e 080 na região de Suiá Missú. Por volta de 12h, o Notícias Agrícolas falou com Dorival Ruiz Linares, produtor rural da região de Água Boa, e a informação é de que os moradores continuarão resistindo, lutando por suas terras. "O Exército está vindo e não vamos deixar eles entrarem. O cenário aqui é de guerra. Os produtores estão sendo ameaçados com facões, tiros, estamos sendo tratados como marginais, nós que só estamos querendo sustentar nossas famílias", disse Linares. 

Não só Linares, mas outros produtores entrevistados pela nossa equipe nesta quarta-feira afirmaram que os índios permanecem lutando ao lado da população local. "Os índios xavantes continuam aqui, do nosso lado", disse Roberto Soares da Silva. "É importante frisar que os índios estão lutando conosco. Eles não querem a nossa terra, nunca estiveram lá. Isso é coisa da Funai, que é um órgão corrupto e implantaram os índios a força nessas terras", disse Dorival Ruiz Linares. 

E não só produtores rurais que estão sendo prejudicados, mas sim toda a população local da região. "Em Posto da Mata tem hospital, rede de transmissão, postos de gasolina, aquilo é uma cidade criada com a estrutura que aquele povo que está sendo injustiçado criou. O conflito está até deixando crianças sem estudar. Isso tudo é um absurdo com cidadãos brasileiros", completou Linares.
Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar fecha dia estável ante real com mercado à espera de dados e Fed
Wall Street fecha em alta em meio a expectativa com reunião de política monetária do Fed
Dólar à vista fecha em queda de 0,03%, a R$5,1152 na venda
Ibovespa fecha em alta com salto de Casas Bahia após acordo para aliviar caixa
Taxas futuras de juros voltam a cair no Brasil em sintonia com Treasuries