Questão Indígena: Famasul contesta novas demarcações da Funai em MS

Publicado em 21/03/2013 16:10
A Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul) condena a Portaria publicada pela Fundação Nacional do Índio (Funai) no Diário Oficial da União, referente à formação de Grupos de Trabalhos (GT) para identificação e delimitação da denominada ‘Terra Indígena Dourados-Amambaipeguá’. Publicada nesta quarta-feira (20), a portaria prevê atuação dos agendes da Funai em sete municípios ao Sul do Estado: Dourados, Fátima do Sul, Amambai, Juti, Vicentina, Naviraí e Laguna Carapã.

O presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel, considera preocupante a atuação da Funai no Estado ao descumprir os procedimentos obrigatórios, como a notificação dos produtores, gerando instabilidade nesses municípios. “A Funai desconsidera a possibilidade de indenização aos produtores, solução defendida como justa por boa parte dos agentes envolvidos na questão indígena. A atuação da Fundação gera tensão e insegurança no campo”, lamentou Riedel.

O assessor jurídico da Famasul, Carlo Daniel Coldibelli, enfatiza que é regra básica do direito dar oportunidade de defesa a todos os envolvidos em qualquer processo, seja judicial ou administrativo, o que não acontece na condução dos processos pela da Funai. A Fundação não notifica os produtores afetados no momento da formação dos GTs, mas somente na publicação do relatório dos estudos no Diário Oficial, restando ao produtor, a partir daí, o prazo de defesa de apenas 90 dias. “A Funai conduz o processo como se não existissem particulares envolvidos, como se ela, como agente público, não tivesse que respeitar as regras processuais, ignorando os direitos constitucionais de defesa”, enfatiza Coldibelli.

A criação de Grupos de Trabalho é o primeiro passo no processo de identificação de uma terra indígena, seguido da apresentação de um relatório e da publicação de seu resumo. A partir da publicação, o processo segue para ratificação do ministro da Justiça e, posteriormente, para homologação da Presidência da República. Expropriada, a área passa para o patrimônio da União, cabendo ao produtor indenização apenas pelas benfeitorias. Uma grande injustiça, na avaliação de Riedel. “Todas as propriedades são tituladas, não há irregularidades nas propriedades do Estado”, enfatiza.

O dirigente considera preocupante, também, que a Funai desconsidere as diretrizes definidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para o Caso Raposa Serra do Sol, como por exemplo, a impossibilidade de ampliação de terras indígenas já demarcadas. “Não desconsideramos a necessidade das comunidades indígenas. Mais do que terra, essas etnias precisam de políticas públicas específicas para ter condições dignas. Mas não é o produtor rural que tem que pagar esse preço, perdendo sua propriedade”, ratifica.

Recentemente, o presidente da Famasul esteve com a presidenta Dilma Roussef, e com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para tratar da questão indígena e denunciar a atuação arbitrária da Funai no Estado. Na semana passada, Riedel esteve com os senadores Waldemir Moka, Delcídio do Amaral e Rubens Figueiró, em Brasília, levando informações a respeito do impacto da demarcação de novas áreas indígenas em Mato Grosso do Sul. A reunião com antecedeu audiência dos senadores de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná com a ministra Gleisi e o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para tratar do mesmo assunto em relação aos três estados. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Edison tarcisio holz Terra Roxa - PR

    que iresponsabilidade desses caras da funai

    o povo brasileiro não pode deixar isto continuar

    eles estão roubando brasileiros que produzem para pagar o salario deles

    0