Executivo do Banco de Desenvolvimento da China estuda viabilidade de investimentos em MS

Publicado em 22/03/2013 11:30
Campo Grande não tem favelas e o Estado oferece muitas oportunidades de investimentos. Foi com essa avaliação que o representante-geral do Banco de Desenvolvimento da China (China Development Bank Corporation - CDB), Weidong Zhou, encerrou a reunião com dirigentes de entidades representativas do setor produtivo de Mato Grosso do Sul, na Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul), nesta quarta-feira (21). 

A missão do banco percorre o Estado analisando possibilidades de investimentos, com especial interesse na área de logística. Integrante do Brics – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China, países com economia em ascensão - a China tem interesse em estreitar cooperação técnica-financeira e as relações comerciais com países latino-americanos para atender a crescente demanda do mercado interno. 

O presidente da Famasul, Eduardo Reidel, apresentou o crescimento do agronegócio, que hoje representa cerca de 16% do PIB do Estado. Os grãos produzidos no Estado são fonte de interesse do mercado asiático. O diretor corporativo da Federação das Indústrias de MS (Fiems), Jaime Verruck, demonstrou a aceleração do crescimento industrial, que registrou ascensão anual de 17% de 2005 a 2010, e mostrou os gargalos do setor produtivo, com vistas a atrair investimentos.

Verruck mostrou possibilidades de rotas de saída para o Pacífico, alternativa que facilitaria ao Estado o escoamento para o mercado asiático. “A logística que sempre encareceu os custos de produção agora está inviabilizando as exportações. A solução não vem a curto prazo, por isso precisamos urgente de investimentos”,  ressaltou Eduardo Riedel, fazendo referência às dificuldades de embarque de soja brasileira para a China, justamente por problemas logísticos.

Além da Famasul e Fiems, o diretor da Associação dos Produtores de Bioenergia (Biosul), Isaias Bernardini, apresentou aos executivos chineses um panorama do crescimento do setor sucroenergético, e o diretor executivo da Associação Sul-mato-grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore), Dito Mário, demonstrou a evolução do setor, em especial com a formação do maior complexo de papel e celulose do mundo, em Três Lagoas. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Famasul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário