Publicidade

Governo do RS debate projeto para políticas de irrigação

Publicado em 26/03/2013 08:28 387 exibições
Para tratar das políticas estaduais de irrigação previstas no Projeto de Lei (PL) que será enviado à Assembleia Legislativa, secretários estaduais se reuniram, nesta segunda-feira (25), com o governador Tarso Genro. O titular da Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, explanou sobre o Plano Diretor de Irrigação no Contexto dos Usos Múltiplos da Água (Piuma).

Conforme Busato, o Piuma vai fazer um diagnóstico das áreas com aptidão para agricultura irrigada, em especial quanto à capacidade de uso dos solos e à disponibilidade de recursos hídricos, bem como identificar a capacidade de expansão das áreas irrigadas. "São diversos os benefícios do Plano Diretor. O nosso foco é o incentivo ao uso e reuso múltiplo da água constante, visando à conservação e potencialização da produção", destacou.

O projeto de lei institui ainda o Fundo Estadual de Irrigação, vinculado à SOP. A proposta tem como objetivo apoiar e custear a elaboração de projetos de irrigação e de gestão dos projetos públicos na área. O Fundo será gerido por um conselho gestor.

Participaram das discussões os secretários da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi; do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan; da Coordenação de Assessoramento Superior, João Victor Domingos; de Desenvolvimento e Promoção do Investimento; Mauro Knijnik; e o diretor de Assuntos Estratégicos da SOP, Djedah Lisboa. O encontro foi realizado no gabinete do governador, no Palácio Piratini.

Fonte:
Governo do Rio Grande do Sul

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário