Caminhoneiros argentinos anunciam greve para dia 22 de abril

Publicado em 10/04/2013 12:24
Medida pode deixar principal porto do país sem grãos
Cerca de 100 mil motoristas de caminhões da Argentina anunciaram na última sexta-feira uma greve por tempo indeterminado a partir de 22 de abril. Esta medida poderá deixar desabastecido o maior porto agrícola do país, o Porto de Santa Fé, que absorve 70% da colheita e figura como um dos mais importantes do mundo.

A greve, no entanto, é para revindicar melhoras nas estradas de acesso aos terminais e maior segurança, devido à onda de assaltos que os transportadores estão enfrentando.

"O protesto é contra as autoridades municipais e proviniciais, que não estão realizando as obras prometidas. Não é nossa intenção afetar os exportadores, mas o problema é grave", contou Valeria Pardo, assessora jurídica da Federação de Transportadores Argentinos (Fetra), em entrevista à Reuters.

Segundo Pardo, os caminhoneiros devem circular em baixa velocidade pelas estradas deterioradas da região, o que torna a situação propícia para que sejam vítimas de assaltos nos quais são levados dinheiro, grãos e até mesmo combustível.

Toda a província de Santa Fé deve ser afetada pelo protesto. Na região se encontra o polo agroexportador de Rosário. Segundo a representante da Fetra, até o momento nenhuma autoridade local se manifestou.

Por: Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street avança com rali em setor de tecnologia
Ibovespa fecha em leve queda descolado do exterior
Dólar tem alta firme e se aproxima de R$5,60 com remessas ao exterior
Índice europeu tem pouca variação em início de semana mais curta por feriado
Arrecadação federal soma R$226,8 bi em novembro, interrompe desaceleração e bate recorde no mês
ANP autoriza início da produção na P-78 no campo de Búzios