CPI DA FUNAI JÁ: O Brasil exige que os Deputados Federais investiguem a FUNAI urgente!

Publicado em 16/04/2013 10:51 e atualizado em 19/04/2013 10:11
O Conselho Comunitário Enseada de Brito, em  Santa Catarina iniciou um movimento para denunciar a falta de transparência nos processos de demarcações de terras indígenas da Funai e propôs a criação de uma CPI para investigar a entidade.

Segundo o Conselho,  a FUNAI  não está mais à altura da responsabilidade para a qual foi criada. Teoricamente, seria o órgão que executaria a política indigenista do Estado brasileiro, mas acabou muito manipulada por ONGs estrangeiras. O Estado não dota a FUNAI das verbas que precisa e como ela foi criada sob o regime jurídico de uma fundação pública, pode receber dinheiro de ONGs. Isto acabou abrindo um espaço horrendo para a corrupção e a mutilação da verdadeira política indigenista brasileira.

As ONGs pintam um quadro de ameaças, mentiras e fraudes antropológicas em processos demarcatórios por todo o Brasil, sob o argumento corrompido de estarem amparadas pelo artigo 231 da Constituição Federal e pela Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho, ferindo dezenas de preceitos previstos na Carta Constitucional como Direitos e Garantias Fundamentais de todos os brasileiros.

Nas demarcações de terras indígenas nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul foram adotados “modelos amazônicos” de demarcação, de modo que, nestes Estados, além do forte impacto das perdas de áreas produtivas, trabalhadores e pescadores urbanos também estão perdendo suas terras.

Diante disso, pedimos à Câmara dos Deputados Federais que, URGENTEMENTE, seja dado início à CPI DA FUNAI para desvendar todas as mentiras e interesses que estão por trás das demarcações, requerendo documentos sigilosos e solicitando a quebra do sigilo bancário dos membros das ONGs que atuam e atuaram na FUNAI. 


Fonte: Avvaz.org

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall Street fecha em leve queda após dados de inflação elevados e antes dos resultados da Nvidia
Ibovespa perde fôlego e fecha quase estável após superar 176 mil pontos
Dólar tem leve alta no Brasil após divulgação de dados econômicos dos EUA
Dívida Pública sobe 0,22% em julho e supera R$ 9,2 trilhões
Tesouro eleva a até 53% fatia esperada de títulos ligados à Selic na dívida pública em 2026
Marrocos quer nova fase na parceria árabe-brasileira