Irrigação é considerada uma prática de enfrentamento à pobreza extrema no meio rural

Publicado em 24/04/2013 08:39
“No meio da pobreza do Semi Árido no Norte do país, um verdadeiro oásis faz florescer e frutificar hortas e pomares”, destaca Lino De David, presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, ao analisar recente viagem ao interior do Piauí, onde foi comprovada a eficácia de um sistema de irrigação com tecnologia desenvolvida em Israel, para onde viaja nesta semana, em comitiva do Governo do Estado (de 25/4 a 2/5). “No Piauí, dois mil hectares em pequenas propriedades estão irrigados com tecnologia de baixo custo”, diz De David, ao antecipar sua expectativa de, a partir de contatos com o governo de Israel e fabricantes dos chamados kits de irrigação, destinar essa tecnologia às pessoas que vivem no RS em situação de pobreza extrema. “A agricultura do futuro é a que terá capacidade de investir em tecnologias, desenvolvendo a economia dos agricultores que até então se mantiveram as margens de programas e políticas públicas de investimentos”, observou o dirigente.

A tecnologia eficaz e de baixo custo será implantada no RS, em especial para o público dos programas RS Mais Igual e Brasil Sem Miséria, que buscam a inclusão social e produtiva de milhares de famílias. Somente no Bolsa Família, o RS possui 135 mil famílias cadastradas. “Ao ampliarmos nossa atuação para a área social, fortalecemos nosso desafio de buscar a estruturação das propriedades, por mais carentes que sejam”, afirmou.

Segundo De David, através do RS Mais Igual, a Emater/RS-Ascar está negociando o aumento de mais 10 mil famílias, além das seis mil atendidas desde o ano passado (2012), sendo que cada família recebe R$ 2.400,00 em investimentos produtivos na propriedade. “No RS, a Emater tem convênio com 385 prefeituras na intervenção social, especialmente no combate à pobreza”, diz.
Quanto à viagem da comitiva do Governo do Estado para Israel e Palestina, De David espera afirmar, com o Governo do Estado, acordo de cooperação técnica, intercâmbio técnico e conhecimentos de tecnologias na área da irrigação e na produção de oliveiras. “Nossa expectativa é avançarmos na busca de soluções para garantirmos a produção, num primeiro momento de subsistência, dessas famílias em situação de pobreza no meio rural do nosso Estado”, finaliza De David.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Emater-RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário