Brasileiro Roberto Azevêdo é o novo diretor-geral da OMC

Publicado em 07/05/2013 15:37
O embaixador brasileiro Roberto Carvalho de Azevêdo, de 55 anos, foi eleito nesta terça-feira (07.05) como o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele venceu a disputa com o mexicano Herminio Blanco, de 62 anos, e assumirá o cargo no próximo dia 31 de agosto em substituição ao francês Pascal Lamy. 

Azevêdo chega ao poder da OMC com o apoio dos chamados Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Representante permanente do Brasil na entidade desde 2008, ele reuniu ainda os votos dos países de língua portuguesa e de várias nações da América Latina, Ásia e da África.

A Organização Mundial do Comércio é um foro multilateral que regulamenta o mercado internacional, monitora a implementação dos acordos temáticos ou setoriais em vigor, fiscaliza a execução da política comercial dos países membros e negocia a solução de controvérsias. Alguns dos comitês mais relevantes são os de Agricultura, Barreiras Técnicas ao Comércio, Regras de Origem, Subsídios e Medidas Compensatórias e Salvaguardas.
Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética