Crise: Dilma pede socorro ao PT para recompor base no Congresso

Publicado em 05/07/2013 16:25

A presidente Dilma Rousseff pediu socorro aos deputados do PT para tentar debelar a crise instalada em sua base no Congresso, especialmente com o PMDB. O pedido foi feito no momento em que os índices de aprovação ao seu governo despencaram e que o Palácio do Planalto não sabe mais o que fazer com a proposta de plebiscito para a reforma política que inventou.

Nesta sexta-feira, Dilma chamou o líder do PT Câmara, José Guimarães (CE), e o líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), para uma conversa no Palácio do Planalto. “A presidente pediu apoio para nós ajudarmos na recomposição da base e do diálogo com os partidos, especialmente com o PMDB”, disse Guimarães, após o encontro. “A viola está desafinada”, admitiu.

Leia a notícia na íntegra no site da Veja.

Dilma recorre a PT para 'afinar' base aliada na Câmara

A presidente Dilma Rousseff reuniu nesta sexta-feira a bancada do PT para incumbir a legenda de recompor a harmonia da base de sustentação do governo. A presidente vem sendo contrariada por partidos aliados, especialmente no tema da reforma política. Ela já sofreu críticas de aliados, como do PMDB, que sugeriu a Dilma reduzir o número de ministérios para o ano que vem.
 
“A presidente pediu apoio para a bancada do PT para ajudar na recomposição da base, do diálogo com os partidos, especialmente com o PMDB”, afirmou o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). ‘”Vamos trabalhar para rearticular, pacificar a base”, garantiu.

Leia a notícia na íntegra no site do Terra.

No Valor: Corte de gastos será menor que R$ 15 bilhões, diz Mantega

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, confirmou que o corte adicional de gastos do governo federal será inferior a R$ 15 bilhões. Em entrevista ao “Bom Dia Brasil”, telejornal da Rede Globo, nesta sexta-feira, Mantega reforçou que a redução será em despesas de custeio. “Não haverá corte em investimento nem nos serviços sociais do governo”, disse. Questionado, o ministro não quis dar um valor específico para o corte de gastos.

Leia a notícia na íntegra no site do Valor Econômico

No G1: 'Viola desafinou', diz líder do PT sobre relação do governo com a base

Após reunião da bancada do PT com a presidente Dilma Rousseff, o líder do partido na Câmara, José Guimarães (CE), disse que a “viola desafinou” ao fazer referência à articulação do Planalto com os partidos aliados no Congresso. Os deputados deixaram o encontro instruídos a “rearticular e pacificar" a base. “A viola desafinou um pouco e qualquer viola desafinada tem que ser afinada, e o PT pode ajudar. Vamos trabalhar para rearticular a base, pacificar a base”, afirmou Guimarães.

Leia a notícia na íntegra no site do G1

Fonte: Terra + G1 + Valor + Veja

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA
Brasil e Japão assinam acordos em agricultura e segurança cibernética