Enquanto há apagão por aqui, o BNDES financia hidrelétricas na Venezuela

Publicado em 21/02/2014 11:38

No discurso que fez em plenário, o senador Alvaro Dias também voltou a questionar os empréstimos do BNDES a outros países, em especial a Venezuela. 

“Eu lembro, por exemplo, o financiamento para as linhas 3 e 4 do metrô de Caracas. Um dos últimos empréstimos foi no valor de US$732 milhões para  obras de ampliação do metrô. Como o Brasil  receberá de volta esse valor? A Venezuela hoje não tem papel higiênico, não tem comida para o seu povo, como pagará esse empréstimo ao governo brasileiro, ao povo brasileiro?”, questionou o senador.

Alvaro Dias destacou outros empréstimos do BNDES à Venezuela para financiar projetos de infraestrutura, compra de aeronaves e construção de hidroelétricas, como a de La Vueltosa.  “Milhões de dólares para a hidroelétrica na Venezuela e apagões no Brasil por falta de investimentos.  O Brasil não deveria alimentar falsas democracias ou ditaduras explícitas para não dar a elas sobrevivência ao longo do tempo e da história, sacrificando direitos humanos e maltratando populações. Se o Brasil tem carências internas e escassez de recursos, não há razão para alimentar a ambição desmedida dos boquirrotos e prepotentes líderes que se valem de recursos externos para a sua sobrevivência levando o seu país, como agora na Venezuela, a um abismo social sem precedentes”.

Diplomacia
Alvaro Dias questionou ainda, no pronunciamento, a posição do ministro das Relações Exteriores, Embaixador Luiz Alberto Figueiredo, que qualificou os manifestantes que estão conduzindo os protestos de radicais de extrema direita e grupos fascistas que não estão interessados em resolver os problemas da Venezuela.“A Casa do Rio Branco sempre desempenhou um papel digno de admiração, mas causa perplexidade o posicionamento do Itamaraty diante da crise que assola o nosso fraterno e vizinho país da Venezuela.Eu creio que é possível afirmar que esses boquirrotos líderes venezuelanos, que sustentam a bandeira do chavismo, não possuem ideologia a não ser a da truculência ”, disse.

Fonte: Senador Alvaro Dias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Stournaras, do BCE, prevê apenas 3 cortes nas taxas de juros em 2024 devido a crescimento forte 
EUA devem ter registrado crescimento sólido do emprego e de salários em abril
Ibovespa fecha em alta com ajuda de Fed e Moody's; Bradesco e Weg recuam
Wall St avança com Fed sinalizando viés mais brando antes de dados de emprego
Dólar tem maior queda diária desde agosto sob influência de Fed e Moody's