Internacional: Clima frio nos EUA e crise na Ucrânia devem provocar novas altas nos preços dos grãos

Publicado em 14/03/2014 17:29

O mercado de commodities agrícolas deve registrar novas altas nas próximas semanas, segundo Bill Baruch, estrategista de mercado sênior da consultoria norte-americana iiTrader. O clima extremo nos Estados Unidos, a tensão política na Ucrânia e a volatilidade no preço de grãos como milho e trigo seriam indicadores da tendência. 

O trigo já registrou altas de até 6% nos últimos sete dias e o milho subiu 10% em 30 dias. Para Baruch, essas altas não representam qualquer surpresa. “Os preços estão subindo e a demanda está cada vez mais alta. Tivemos um inverno muito frio nos Estados Unidos”. Bill Baruch afirma que o excesso de frio impede os próximos plantios. “Os produtores não conseguem colocar suas sementes no solo… O milho geralmente é plantado até maio, mas será que o clima irá permitir esse plantio?”     

Baruch também ressalta que a crise na Ucrânia, terceiro maior produtor de milho do mundo e um dos maiores produtores de trigo, ainda influencia o mercado. “Os recentes exercícios militares da Rússia e as tropas na fronteira da Ucrânia só irão aumentar a crise e colaborar para a elevação dos preços dos grãos”.           

De acordo com a tendência observada por Baruch, o milho pode registrar altas consideráveis. “Hoje o milho é comercializado a US$ 5 o bushel, mas poderemos ver preços de US$ 6 em curto prazo”. 

Informações: Yahoo Finance 

Tradução: Fernanda Bellei

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF suspende prazos processuais em todas as ações ligadas ao RS
Wall St salta com dados de empregos nos EUA reforçando hipótese de cortes nos juros
Dólar cai ao menor valor em quase um mês com dados fracos de emprego nos EUA
Ibovespa fecha em alta com melhora em perspectivas sobre juros nos EUA
Taxas futuras de juros têm nova queda firme no Brasil após dados de emprego nos EUA