Dólar tomba a R$2,22, menor nível em 6 meses, com pesquisa eleitoral e BC

Publicado em 07/04/2014 18:49

O dólar recuou fortemente nesta segunda-feira e fechou no patamar de 2,22 reais, menor nível desde o fim de outubro passado, com a constante atuação do Banco Central no mercado e após pesquisa mostrar queda na intenção de votos da presidente Dilma Rousseff para as eleições de outubro. É o segundo dia consecutivo em que o tombo da moeda supera 1 por cento, levando os agentes do mercado a acreditar que o patamar de 2,20 reais pode ser furado, tornando-se um aliado ainda maior no combate à inflação elevada. Mas, acrescentam, é cedo para afirmar que o dólar se firmaria neste nível.

Leia a matéria na íntegra no site da Reuters 

Na veja: Dólar cai a R$ 2,22, menor nível em seis meses

Moeda americana acumula queda 1,8% em apenas dois dias sob impacto dos leilões do BC e da queda de Dilma nas pesquisas

Dólares

Dólar: moeda americana recuou mais de 1% nesta segunda-feira (Divulgação)

O dólar recuou nesta segunda-feira e fechou no patamar de 2,22 reais, menor nível desde o fim de outubro passado, com a constante atuação do Banco Central no mercado e após pesquisa mostrar queda na intenção de votos da presidente Dilma Rousseff para as eleições de outubro. É o segundo dia consecutivo em que o tombo da moeda supera 1%.

A divisa norte-americana recuou 1,06%, a 2,22 reais na venda, após fechar a sessão anterior com baixa de 1,70%. É o nível mais baixo no fechamento desde 30 de outubro, quando terminou o dia a 2,192 reais. Na mínima deste pregão, o dólar chegou a 2,2125 reais na venda. Segundo dados da BM&F, o giro financeiro ficou em torno de 1,4 bilhão de dólares.

"Em condições normais, não haveria por que o mercado testar os 2,20 reais, mas com o atual humor e o BC continuando a vender dólar, é para lá que estamos caminhando", disse o operador de câmbio de um importante banco nacional.

A moeda norte-americana vem recuando fortemente nas últimas semanas em meio à melhora no apetite global por ativos de mercados emergentes e o quadro de fluxo cambial positivo no Brasil. Diante dessas perdas, o banco JPMorgan revisou sua projeção para a cotação do fim deste ano para 2,40 reais, ante previsão de 2,50 reais.

O mercado se questiona, no entanto, se o dólar tem fôlego para furar a barreira dos 2,20 reais e se sustentar naquele nível. As perspectivas econômicas do Brasil seguem preocupantes e tendem a pressionar a moeda para cima, mas a principal dúvida é se o BC permitirá que a divisa dos EUA fique ainda mais barata, possivelmente prejudicando as exportações.

"Se o BC continua vendendo dólares nesse patamar, o mercado interpreta que ele ainda está confortável com essa taxa de câmbio e abre espaço para que o mercado continue testando novos pisos", afirmou o gerente de câmbio da corretora Treviso, Reginaldo Galhardo.

Pela manhã, o BC deu continuidade às intervenções diárias, vendendo a oferta total de até 4 mil swaps cambiais, que equivalem a venda futura de dólares. Todos os novos contratos vendidos vencem em 1º de dezembro deste ano e têm volume correspondente a 198,3 milhões de dólares. A autoridade monetária também ofertou swaps para 2 de março de 2015, mas não vendeu nenhum. Além disso, também vendeu a oferta total de até 10 mil swaps em leilão para rolagem dos contratos que vencem em 2 de maio. 

Nesta sessão, o viés de baixa veio também em reação à pesquisa Datafolha publicada no fim de semana. Segundo o levantamento, Dilma conta com 38% das intenções de voto, ante 44% na pesquisa de fevereiro. Mesmo assim, ela conseguiria se reeleger no primeiro turno.

As notícias vêm num momento em que os mercados financeiros mostram-se céticos em relação à condução da política econômica no país. "Daqui em diante, espere uma reação 'más notícias são boas notícias' dos mercados", escreveu em relatório o chefe de pesquisa para mercados emergentes do banco Nomura, Tony Volpon.

(Com Reuters)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters + VEJA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário