Paraguai: Horácio Cartes ordena construir em 20 dias casas para carpeiros em St. Luzia

Publicado em 30/05/2014 14:31 e atualizado em 30/05/2014 15:17


O presidente do Paraguai, Horacio Cartes ordenou a construção imediata de casas permanentes na colônia de Santa Luzia, distrito de Itakyry , no Departamento de Alto Paraná. Isto foi afirmado pelo diretor do Instituto Nacional de Desenvolvimento Rural e da Terra ( INDERT ) , Justo Cárdenas , a quem o presidente felicitou por seu trabalho nessa colônia."O presidente pediu um relatório detalhado do trabalho desenvolvido na região feito por todas as instituições envolvidas. Ele destacou que o presidente Cartes quer que as casas permanentes sejam construídas o mais cedo possível e dentro de 20 dias se iniciem os trabalhos", disse Cardenas ontem após uma reunião com o chefe de Estado no Palácio do Governo.

Na última quarta-feira(28) começou a transferência de carperos de Ñacunday para a colônia de St. Luzia, apesar dos moradores desta área serem contra a transferência.O titular do instituto agrário comentou que o presidente Cartes pediu agilidade nos processos de licitação, uma vez que este projeto é uma prioridade para o Governo. "Ele ( Cartes ) quer ver nos próximos dias um relatório abrangente do que será o assentamento com os mínimos detalhes. Quer saber onde ficará o centro de saúde, a delegacia de polícia , o setor produtivo da região, etc . Em resumo, quer  todos os detalhes sobre a conclusão das obras ", disse Cárdenas.

Segurança

Cardenas disse que o estado está priorizando a prevenção de reações violentas, tendo em vista que alguns setores da colônia tinham feito ameaças aos carperos.

"É prioridade fundamental neste momento que tudo ocorra de forma tranquila ", disse ele .
Cárdenas disse que o presidente está ansioso para ver todos os carperos morando em St. Luzia em suas casas.

A reunião no Palácio do Governo durou uma hora e meia , e nesse intervalo foram ouvidas outras autoridades , como o governador de Alto Paraná , Justo Zacarías Irún, para  coordenar os trabalhos .

" Há algumas questões que podem ser agilizadas falando com as autoridades na área, a fim de que alcancemos nosso objetivo ", disse ele .
O presidente do Instituto disse que esta é uma importante conquista para o INDERT e ao governo , porque , pela primeira vez na história do Paraguai se recuperam áreas de terra de setores que não são beneficiários para dar aos que estão sujeitos à reforma agrária.

"Este é um evento sem precedentes ", disse Cárdenas , que realizou um dia de governo no Departamento de Itapúa .
Detalhes

 O futuro centro urbano da colônia de Santa Luzia está sendo equipado com estradas internas , colocando eletricidade, água potável , cabine de polícia , entre outros. Além disso, o posto de saúde será reformado para atender aos novos moradores.
As crianças já podem continuar as caulas na escola primária localizada a poucos metros do centro populacional.
Os novos colonos colaboram em um  sistema de auto gestão com a Secretaria Nacional de Habitação ( SENAVITAT ) , levantando as moradias temporárias de madeira.

 Tradução: Notícias Agrícolas

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
UltimaHora.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário