No Estadão: Agricultores europeus acusam brasileiros de "oportunistas"

Publicado em 08/08/2014 15:18

Agricultores europeus acusam os exportadores brasileiros de "oportunistas" diante da crise na Rússia. Os maiores sindicatos de agricultores da Europa admitiram na quinta-feira, 07, que o embargo russo terá impacto na renda do campo na União Europeia e pedem que Bruxelas leve o caso imediatamente aos tribunais da Organização Mundial do Comércio (OMC). 

Xavier Beulin, presidente da Federação Nacional de Sindicatos de Produtores Agrícolas da França, não poupou críticas ao Brasil. Segundo ele, a Rússia já preparou o terreno para essa medida adotada ontem, abrindo negociações com parceiros como Brasil, Argentina e China. "É uma atitude oportunista", acusou Beulin, que pediu uma reunião com o presidente francês François Hollande para "exigir uma resposta".

Confira a notícia na íntegra no site do O Estado de S. Paulo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

9 comentários

  • Celso de Almeida Gaudencio Londrina - PR

    Até ao próximo embargo esses sim são tradicionalmente oportunistas, ver para crer...

    0
  • carlo meloni sao paulo - SP

    ESTA RECLAMAÇAO ACRESCENTA FELICIDADE AO NOSSO VIVER.

    QUANTO ESSES PUTOS JA' FIZERAM CONTRA A GENTE EM

    BARREIRAS SANITARIAS E MEDIDAS DESLEAIS.

    TOMARA QUE ESSA BRIGA DURE DECADAS.

    0
  • Lourivaldo Verga Barra do Bugres - MT

    Você já viu falar que a desgraça de um é a felicidade do outro? Quando é favorável à França, principalmente, eles não recorrem a OMC. Por que a França não reclamou quando impuseram sobre nós essa malfadada legislação ambiental? Porque era bom pra eles!Pimenta nos olhos dos outros é refresco! Nessa eleição meu candidato chama EMBARGO. É um bom representante, pode acreditar! Sem ser eleito já tá prestando um ótimo trabalho aos produtores brasileiros.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    A Europa já se esqueceu de nossa ajuda na 2ª guerra mundial e os EEUU também, por sinal tinham uma dívida imensa em alimentos fornecidos durante a guerra...Os americanos “pagaram” a divida com pressão política: Primeiro nos engambelaram nos dando a primeira presidência da novíssima criada ONU, depois para desenvolverem a sua quase falida industria, nos empurraram ioiôs ,brinquedos de toda espécie e pentes de plástico...Zerando a sua divida...Nos negando hoje um assento permanente naquela entidade, o que mais que nosso direito...Ah! Que saudade do JK e sua política independente...Vamos ver se Minas toma o comando desta desnorteada Nação...

    0
  • Izabel Lima Mococa - SP

    Quando o produtor brasileiro vai acordar????Europa e USA tratam seus produtores rurais a pão-de-ló!!!!E eles implantam malditas ongs aqui para criminalizar nós, produtores brasileiros...É briga de cachorro grande e o Brasil se porta como um fox paulistinha, que late muito mas enfia o rabo entre as pernas quando o bicho pega....

    0
  • R L Guerrero Maringá - PR

    Melhor ser oportunista que parasita, Monsieur Beulin. Nós não recebemos um mísero centavo de subsídio, suportamos infraestrutura deficiente a ainda pagamos impostos. E nem assim vocês franceses conseguem competir conosco? Vocês tem mais é que sair do jogo mesmo, seus ineficientes!

    0
  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Nossa sorte é que o mundo tem muitos perdulários. Cerca de 33% da comida produzida é DESPERDIÇADA! [Desde a colheita até o término das refeições, no minimo 1/3 da comida se perde]. Mesmo assim tem muita gente ignorante fazendo poesia com este assunto.

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Comércio é feito de oportunidades, ainda mais dentro do BRICS, que foi criado justamente para abrir novas frentes para o comércio internacional...Quem está criando barreiras para a Russia não somos nós e sim exatamente a comunidade européia que se acha tão independente do resto do mundo...Me admira esa afirmação vinda de lá, pois eles não acham que somos "anões" na política externa?

    0
  • Marcos de Souza Dias Maringá - PR

    Pelo jeito estão vendo que deram um tiro no pé...Será que os EUA e Europa pensam que a Rússia é do tamanho de Cuba? Se se distraírem, é capaz de quererem fazer isso com a China também. Aí a Europa senta de uma vez.

    0