Na Veja: CNI/Ibope: Dilma tem 39%, Marina tem 31% e Aécio, 15%

Publicado em 12/09/2014 10:32 e atualizado em 12/09/2014 15:10
Simulação de segundo turno aponta Marina à frente, mas tecnicamente empatada com a petista: 43% contra 42% da preferência do eleitorado

Pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira (12), aponta a presidente-candidata Dilma Rousseff (PT) com 39% das intenções de voto, contra 31% de Marina Silva (PSB) e 15% de Aécio Neves (PSDB). Na simulação de segundo turno, Dilma e Marina aparecem tecnicamente empatadas: a petista tem 42% da preferência do eleitorado e Marina, 43%.

Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves

Dilma Rousseff, Marina Silva e Aécio Neves (Reuters/EFE//Estadão Conteúdo)

O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 11 de setembro em 144 municípios brasileiros. Foram ouvidas 2.002 pessoas. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00593/2014 .

Parece mais recente, mas…

Dilma: pesquisas

Dilma: pesquisas

O Ibope divulgou uma pesquisa agora há pouco. Por ela,  Dilma Rousseff tem 39%, Marina, 31%, e Aécio, 15% das intenções de voto.

Anteontem, o Datafolha cravou Dilma com 36%, Marina com 33%, e Aécio com  15%.

Qual das duas pesquisas é a mais atual?

Apesar da pesquisa Ibope ter sido apresentada há algumas horas, as entrevistas com os eleitores foram feitas entre sexta-feira passada e segunda-feira. A pesquisa Datafolha foi realizada entre segunda-feira e terça-feira.  É, portanto, mais atual.

Para o distinto público, no entanto,  a do Ibope fica parecendo mais recente, pois apenas uma minoria está atenta para as datas de realização das entrevistas.

Quem encomendou a pesquisa divulgada hoje foi a CNI, de Robson Andrade. A entidade não deve estar preocupada de ser acusada de manipulação.

Por Lauro Jardim

 

No Terra: Dilma lidera com 39% e Marina tem 31%, diz CNI/Ibope

A presidente Dilma Rousseff (PT) lidera a corrida eleitoral com 39% das intenções de voto, à frente da candidata do PSB, Marina Silva, que somou 31%, apontou nesta sexta-feira pesquisa Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comparação com a última pesquisa do mesmo instituto, Dilma oscilou dois pontos positivamente, enquanto a principal oponente perdeu dois pontos percentuais.

O candidato Aécio Neves aparece em terceiro com 15%. Pastor Everaldo, do PSC, tem 1%. Brancos e nulos somam 8%. Não sabem e não responderam têm 5%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Numa hipótese de segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PSB aparece com 43%, contra 42% da petista. Brancos e nulos somam 10% e os indecisos são 5%. Entre Dilma e Aécio, a petista bateria o tucano por 48% ante 33%. Entre Marina e Aécio, a ex-senadora sairia vencedora, com 51% ante 27%

A pesquisa mostra uma vantagem numérica maior entre Dilma e Marina, apesar de variação das duas candidaturas terem ocorrido dentro da margem de erro.

A pesquisa foi realizada entre 5 a 8 de setembro. Foram entrevistados 2002 eleitores em 142 municípios. O grau de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número 593/2014.

 

A tática do PT: 'sangrar' Marina ao máximo já no 1º turno

A campanha da presidente Dilma Rousseff tenta aproveitar a ampla vantagem no tempo de TV em relação a Marina Silva para "sangrar" o quanto puder a candidata do PSB. Isso porque, no 2º turno, os concorrentes terão o mesmo tempo de TV.

 
Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB)

Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB) (Ivan Pacheco e Felipe Cotrim/VEJA.com/VEJA.com)

Ao todo, a campanha de Dilma conta nesta fase da disputa com cerca de 2 minutos e 45 segundos por dia para as inserções - que são pequenos comerciais durante a programação normal de TV. Marina tem uma média diária de apenas 29 segundos deste tipo de exibição. Serão nove dias de programas presidenciais entre esta sexta-feira e o dia 2 de outubro, quando encerra o horário eleitoral gratuito do 1º turno, sempre às terças, quintas e sábados. São nessas propagandas, com cerca de trinta segundos cada uma, que Dilma aproveita para atacar a candidatura do PSB. Além da vantagem nas inserções, a petista dispõe de onze minutos dos programas eleitorais fixos, enquanto Marina tem apenas dois minutos.

A presidente continuará batendo na tecla de que Marina iria diminuir a importância da exploração do pré-sal e defenderia os interesses dos banqueiros caso eleita, já que propõe a independência do Banco Central. A avaliação dos petistas é a de que esses ataques são os principais responsáveis por, primeiro estancar o crescimento, e agora promover a queda de Marina nas pesquisas de intenção de voto.

Os dois candidatos que chegarem ao segundo round da eleição terão dez minutos de programa cada um, o que representa tanto para Marina quanto para Aécio Neves a possibilidade de neutralizar a vantagem de exibição da campanha petista. Entretanto, interlocutores da presidente destacam que, se a desconstrução de Marina for bem feita nessa etapa, os próximos seis programas em que ambos concorrentes terão equidade de tempo não serão suficientes para uma recuperação.

 

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Fonte:
Veja+Terra

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1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, as leis eleitorais estão distantes da realidade como a propaganda das obras do governo petista.

    Quando dizem que o sistema de governo é o Presidencialismo de Coalizão, lindas palavras, mas a realidade está mais para um Presidencialismo de Cavilação.

    O significado de cavilação, entre outros, é: trama ardilosa, razão falsa, enganosa. Usar astuciosamente de sofismas, pretextos; dar às palavras sentido falso, interpretando-as maliciosamente.

    Quando se lê o parágrafo anterior, quais são as analogias que você leitor faz?

    Ainda bem que você não faz parte dos 39%, da última pesquisa CNI/Ibope, cujo resultado foi divulgado pela Veja.

    BRAZIL, PAÍS RICO... DE CAVILOSOS ! !

    O Brasil a que me refiro é aquele escrito com “ZÊ”.

    ....”E VAMOS EM FRENTE” ! ! !....

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