Yara e CF negociam criar gigante de fertilizantes de US$27 bi

Publicado em 23/09/2014 08:36

LOGO REUTERS (16408)

OSLO (Reuters) - A norueguesa Yara International está em negociações com a CF Industries, com sede em Chicago, sobre uma possível fusão, disseram as empresas nesta terça-feira, num acordo que criaria uma gigante de fertilizantes com valor de mercado de mais de 27 bilhões de dólares.

"As discussões estão em um estágio inicial, e não há garantias de que essas discussões vão resultar em alguma transação", disse a Yara em comunicado à bolsa de Oslo.

A empresa norueguesa acrescentou que foi forçada a divulgar o movimento porque a informação sobre as negociações vazaram.

A Yara, com capitalização de mercado de 14,8 bilhões de dólares, é a maior empresa de fertilizante à base de nitrato do mundo, e foca seu crescimento na América do Norte e América do Sul. A CF Industries é avaliada em 12,7 bilhões de dólares, com produção no Centro-Oeste dos Estados Unidos, Canadá, Reino Unido e Trinidad e Tobago.

Qualquer negócio exigiria o consentimento do governo da Noruega e, possivelmente, do parlamento, já que o Estado detém 36,2 por cento da empresa, além de um adicional de 5 por cento por meio do fundo de pensão estatal Folketrygdfondet.

O governo disse em junho que não planeja cortar sua participação para menos de 34 por cento.

As margens do setor de fertilizantes globais têm estado sob pressão nos últimos anos, particularmente diante da superprodução chinesa, e analistas disseram que a pressão pode persistir por vários anos.

(Reportagem de Balazs Koranyi)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    O Capimunismo chinês está sufocando grandes fabricantes de adubo como a Yara que tem forte presença no Brasil. A Cia norueguesa anunciou em esclarecimento ao mercado sua possivel fusão com a CF Industries. Nestes tempos de aviltamento nas cotações das principais comodities agricolas, qual será o destino deste negócio?

    1