Rússia faz advertência à Ucrânia e UE sobre acordo de livre comércio

Publicado em 29/09/2014 08:26

MOSCOU (Reuters) - A Rússia fez uma nova advertência nesta segunda-feira de que irá retaliar se a União Europeia e a Ucrânia levarem adiante as medidas para implementar um acordo de livre comércio.

O governo ucraniano e a União Europeia concordaram este mês em adiar a implementação do acordo até 31 de dezembro de 2015, depois que a Rússia ameaçou impor tarifas de importação a mercadorias ucranianas se o pacto com a UE for adotado.

A Rússia diz que sua economia seria prejudicada pelo acordo de livre comércio porque ele levaria a Ucrânia a exportar mercadorias europeias mais baratas para o mercado russo, afetando os produtos locais.

Segundo a agência de notícias RIA, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia estava "pronta para tomar medidas em resposta se (a implementação do acordo) for realizada, em violação de acordos anteriormente alcançados".

Ele não deu detalhes das medidas possíveis.

A Rússia e a União Europeia estão em desacordo sobre a Ucrânia, onde o presidente que era apoiado por Moscou foi deposto em fevereiro, após protestos de rua, três meses depois de ele ter suspendido esse mesmo acordo comercial com a UE e anunciado que iria impulsionar as relações com a Rússia.

A UE espera que o adiamento da implementação do acordo de livre comércio lhe dê tempo para amenizar as preocupações da Rússia sobre o assunto. A Rússia disse que quer negociações de três vias para emendas ao acordo.

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ibovespa avança com blue chips em começo de semana com bateria de balanços
Wall Street abre em alta com expectativas de cortes na taxa de juros
Dólar tem alta frente ao real após queda recente em meio a expectativa por Copom
Ibovespa hesita na abertura de semana com decisão do BC e bateria de balanços no Brasil
Confiança dos investidores da zona do euro aumenta em maio pelo 7º mês consecutivo